Análise de SWOT: qual a utilidade?

A complexidade atual do mundo dos negócios, exige das empresas além da mudança constante, a visão clara por parte dos gestores referente ao seu negócio, do seu produto/serviço, do seu mercado de atuação e a preferência dos seus clientes.

Entender o senário competitivo da empresa, organização, produto/serviço, projeto ou um(a) profissional é a função de uma ferramenta chamada Matriz SWOT (do acrônimo Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats ou Matriz FOFA, Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

Trata-se de um levantamento simples, que pode e deve ser utilizado para a empresa, organização, produto/serviço, projeto ou um(a) profissional.

O framework original foi criado pelo consultor empresarial Albert Humphrey no Instituto de Pesquisa Stanford, ainda no fim da década de 1960, porém, ao mergulhar na literatura e nas referências disponíveis hoje, entende-se que não há um consenso sobre quem de fato a criou.

Como o próprio nome diz, a análise da Matriz SWOT é composta de quatro componentes que servem de estrutura para o estudo realizado:

Forças (Strenghts)

Parte-se da premissa de que, quando falamos de forças, falamos de coisas que a empresa, organização, produto/serviço, projeto ou um(a) profissional controla e que podem ser consideradas uma vantagem sobre os concorrentes. Para analisar esses pontos, é preciso olhar para dentro do negócio e buscar em sua cultura organizacional, na gestão de processos, na proposta de valor ou mesmo no seu próprio time de talentos tudo aquilo que se destaca positivamente.

Fraquezas (Weaknesses)

Já as fraquezas da empresa, organização, produto/serviço, projeto ou um(a) profissional são aqueles fatores que se destacam negativamente. São coisas que ainda estão sob seu controle (ou ao menos, algum controle), mas que configuram uma desvantagem.

Oportunidades (Opportunities)

Quando entendemos o que é análise da Matriz S.W.O.T., descobrimos que as oportunidades são coisas que você não controla, mas que pode aproveitar a favor da empresa, organização, produto/serviço, projeto ou um(a) profissional. Ou seja, brechas que podem ser capitalizadas de alguma forma.

Ameaças (Threats)

As ameaças são fatores externos e completamente fora do seu controle, com potencial de impactar negativamente e prejudicar a empresa, organização, produto/serviço, projeto ou um(a) profissional. Uma das principais utilidades da Matriz S.W.O.T. é relacionar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e as Ameaças do que está sendo analisado: empresa, organização, produto/serviço, projeto ou um(a) profissional, é priorizar as ações a serem realizadas a fim de aprimorar Forças, aproveitar as Oportunidades, melhorar Fraquezas e mitigar Ameaças.

Entre as principais importâncias está a sua capacidade de fornecer uma visão abrangente e estruturada da situação atual permitindo aos gestores tomarem decisões mais assertivas e estratégicas.

Analisar internamente a empresa, organização, produto/serviço, projeto ou um(a) profissional, compreendendo os pontos fortes e fracos, bem como avaliar o contexto externo identificando oportunidades e as ameaças permite aos gestores a gestão estratégica do seu negócio em questão, suportando as áreas funcionais com informações relevantes para o desenvolvimento de projetos e planos de ações.

O post Análise de SWOT: qual a utilidade? apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.