Dave Burke deixa posto de VP de engenharia do Android.

O que você precisa saber

  • Dave Burke anuncia que está deixando sua função de líder de engenharia Android, mas continuará como consultor.
  • Burke está buscando novos “projetos de IA/bio” dentro do Google, embora detalhes sobre seu sucessor ainda não tenham sido revelados.
  • Burke é um dos mais recentes líderes do Android na transição para uma nova função após a grande reorganização de plataformas e dispositivos no início deste ano.

Em um anúncio surpresa na quarta-feira, Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Android de longa data, revelou que está se afastando de seu cargo. Burke disse em um post no X que “é hora de mudar” depois de 14 anos liderando a engenharia Android e que continuará como consultor por enquanto.

Burke detalha sua decisão de deixar sua função em um longo e-mail para seus colegas que ele compartilhou via LinkedIn, explicando que está “explorando projetos de IA/bio” dentro do Google com a ajuda do CEO Sundar Pichai.

“A IA tem o potencial de desempenhar um papel fundamental na aceleração da descoberta de medicamentos, com ampla aplicabilidade, inclusive em cânceres pediátricos difíceis de tratar, um tema que me é caro”, diz Burke no post.

Burke começou a trabalhar no Google em 2007 e se tornou vice-presidente de engenharia para Android em 2014. Ele teve uma participação importante em vários produtos, conforme descrito em sua postagem, e ajudou a transformar o Android no que é hoje. Ele também é uma presença importante no Google I/O, onde demonstrou os recursos mais recentes da plataforma. “Mas, no final das contas, o que mais me orgulha é da equipe que ajudei a construir à medida que ampliamos os usuários do Android em 3.000 vezes, de 1 milhão para mais de 3 bilhões.”

(Crédito da imagem: Android Central)

A saída de Burke aparentemente ressalta grandes mudanças que estão acontecendo no Google. A empresa anunciou em abril que estava reestruturando e combinando suas divisões de software e hardware em uma equipe de Plataformas e Dispositivos sob a liderança de Rick Osterloh. Durante o anúncio, foi revelado que o líder de longa data do Android, Hiroshi Lockheimer, estava se afastando de sua função e assumindo uma função de consultor durante a transição, antes de iniciar uma nova função de patrocinador executivo do Google no Japão.

Enquanto isso, o 9to5Google soube por fontes que a saída de Burke pode ser parte de uma reorganização da recém-formada equipe de Plataformas e Dispositivos. O Android Central procurou o Google para comentar a saída de Burke e a suposta reorganização, mas um porta-voz disse que não tinha nada para compartilhar.


Enquanto isso, o anúncio de Burke não mencionou quem o sucederia, mas disse que mais detalhes viriam em breve.

“É importante para mim deixá-los em boas mãos com um plano de sucessão bem elaborado. Estaremos em breve com alguns detalhes adicionais sobre essa mudança, portanto, fique atento a isso.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.