Como essa cooperativa está mudando o cenário da proteção veicular com o cooperativismo

O cooperativismo, que no Brasil é regulado pelo Sistema OCB, continua em ascensão. Na prática, os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços. O modelo permite que cada membro tenha voz e voto nas decisões, independentemente de sua contribuição financeira.

As cooperativas, que são instituições financeiras formadas pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros aos seus associados, já somam 23,45 milhões de cooperados, equivalente a 11,55% da população, com base no último censo do IBGE.

O número é 14,5% acima do registrado no ano passado, de acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024, divulgado em julho. Além disso, engloba 23% da população ocupada, emprega 550.611 profissionais e sua movimentação financeira alcançou R$ 692 bilhões

No total, o Brasil possui 4.509 cooperativas. A maior concentração está no setor agropecuário, (1.179), seguido por transporte (790), saúde (702), crédito (700), produção de bens e serviços (641), infraestrutura (276) e consumo (221).

Ao menos 1.398 municípios possuem cooperativas de crédito. A região Sudeste (1.605) conta com o maior número, enquanto a Nordeste (856) aparece em segundo e a Sul (825) em terceiro. As regiões Centro-Oeste e Norte possuem 619 e 504, respectivamente.

No geral, conforme os dados apresentados, o cooperativismo tem um papel importante na economia, ajudando a incluir mais pessoas, diminuir desigualdades, fortalecer comunidades e resolver problemas econômicos e sociais. Ao juntar pessoas com objetivos em comum, as cooperativas ajudam a desenvolver a economia de forma sustentável e melhoram a vida de seus membros e das comunidades onde atuam.

Estabelecidos pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), os pilares que sustentam o funcionamento das cooperativas em todo o mundo são: adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica, autonomia, educação, cooperação e interesse pela comunidade.

Com sede em Joinville, a Unicooper é uma cooperativa que atua com proteção veicular, assistência residencial, saúde e pets.

Com quase 10 anos de experiência no mercado e presente em mais de 9 cidades, tem entre seus diferenciais a missão de proporcionar tranquilidade e proteção, sempre com um atendimento personalizado e soluções acessíveis.

Na Unicooper cada cooperado é dono de um pedacinho da cooperativa, contribui mensalmente para ter seu patrimônio protegido por meio de apólices coletivas ou por meio de constituição de fundo próprio, ao final de cada exercício o cooperado pode ter acesso aos resultados da cooperativa e se houver superávit pode receber a distribuição de sobras”, destaca Eduardo Dada, CEO Unicooper.

Com mais de 10 mil cooperados, a Unicooper funciona de forma semelhante a um seguro, porém, ao invés de pagar uma seguradora, os cooperados contribuem mensalmente para um fundo comum, que será utilizado para cobrir eventuais sinistros.

A segurança financeira proporcionada por uma cooperativa de proteção veicular é um dos principais motivos que as pessoas optam por esse serviço. Quando um cooperado sofre algum sinistro, como roubo, furto, colisão ou danos causados pela natureza, a cooperativa utiliza o fundo comum para cobrir os prejuízos, de acordo com as regras estabelecidas pelo contrato de adesão.

Ser cooperado da Unicooper é garantir tranquilidade em todos os momentos, com cobertura personalizada, valores justos e participação ativa nas decisões, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade. A Unicooper é inclusiva, sem exigência de perfil específico para adesão. A Unicooper é para todos”, complementa Camila Lunara, COO Unicooper

O crescimento do cooperativismo no país também reflete as expectativas da Unicooper, que pretende chegar a 20 mil cooperados até 2025, com foco na expansão no Sul do país.

O cooperativismo é uma força que transforma não só a economia, mas também promove valores sociais, inclusão, sustentabilidade e o crescimento das comunidades. Ao valorizar a colaboração e a solidariedade, as cooperativas continuam sendo essenciais para criar sociedades mais justas, iguais e sustentáveis.

E nesse sentido, a Unicooper valoriza a rapidez na ativação, garantindo que novos membros tenham acesso imediato à proteção para seus veículos. Além disso, a ampla cobertura oferecida proporciona uma segurança abrangente, protegendo os cooperados em diversas situações do cotidiano. Para saber mais sobre a Unicooper, basta acessar o site clicando aqui.

O post Como essa cooperativa está mudando o cenário da proteção veicular com o cooperativismo apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.