Queimadas no Pantanal: Bombeiros de Santa Catarina Completam Cinco Dias de Combate Intensivo

Há cinco dias, uma equipe de 20 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está em ação no Pantanal do Mato Grosso do Sul, enfrentando incêndios na região de Aquidauana. A missão começou na quarta-feira, 28 de agosto, após a determinação do governador Jorginho Mello, com uma previsão inicial de permanência de 15 dias, podendo haver revezamento conforme a necessidade.

Foto: Divulgação/CBMSC

Os bombeiros iniciaram o trabalho com uma coordenação inicial em Campo Grande, onde alinharam estratégias com o Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul. Em seguida, a equipe se dirigiu a Aquidauana, a principal porta de entrada do bioma Pantanal.

O combate ao fogo ocorre principalmente no final da tarde e durante a madrugada, enquanto as manhãs são dedicadas à avaliação dos resultados do trabalho da noite anterior. No primeiro dia de operação, os bombeiros enfrentaram mais de 10 horas de combate direto às chamas.

“Quando chegamos, a situação era bastante crítica, com muitos focos em uma área extensa. Com o suporte das equipes locais, conseguimos fazer progressos significativos,” explica o capitão Ricardo Bianchi, do CBMSC.

Trabalho em Conjunto

Devido às complexas características da região e do bioma, a operação exige uma colaboração intensa entre diversas entidades. “Esta é uma operação complexa e bem estruturada, envolvendo o Exército, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros Militar do MS, aviões do Ibama e outros parceiros, todos unidos neste esforço,” afirma Bianchi.

Foto: Divulgação/CBMSC

As técnicas de combate incluem estratégias de ataque direto e indireto. No ataque direto, são utilizados equipamentos como sopradores e abafadores, e os combatentes enfrentam as chamas diretamente. No combate indireto, o foco é na eliminação do material combustível para impedir a propagação do fogo.

Além dos bombeiros, a equipe conta com seis caminhonetes 4×4 e uma variedade de equipamentos especializados, como motobombas com reservatório de água, abafadores, sopradores, rádios de comunicação e retardantes químicos, que são essenciais para o sucesso da operação.

Fonte: CBMSC

The post Queimadas no Pantanal: Bombeiros de Santa Catarina Completam Cinco Dias de Combate Intensivo appeared first on Portal Amorim.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.