Cooperativas catarinenses foram destaque no Prêmio Expressão de Ecologia

Duas cooperativas de SC foram premiadas no 30º Prêmio Expressão de Ecologia dos estados de SC, PR e SP. Uma cooperativa central do ramo agro, a Aurora Coop, e outra do ramo crédito, o Sicoob Credisulca, de Turvo-SC, foram as premiadas pelo cooperativismo. A entrega da premiação aconteceu no último dia 31, no Costão do Santinho em Florianópolis, e contou com a presença de mais de 500 pessoas, entre homenageados, premiados e convidados. A promoção do evento foi da Revista Expressão Empresarial, que, em sua nova versão, passou a se chamar “Líderes de Expressão”. Essa nova versão da revista também contou com o apoio de entidades do agro.  

Nessa edição especial da revista, predominantemente com matérias sobre o meio ambiente, também constam participações especiais da Ocesc, do Sicoob SC/RS, da Faesc, da Epagri e da Fecoagro. Em duas páginas, a Fecoagro mostra seus projetos de diversificação do portfólio de fertilizantes sustentáveis através da agricultura regenerativa. Demonstra dois tipos de fertilizantes que estão conquistando a preferência dos agricultores catarinenses nessa linha sustentável: o Nobre com Alga +, que contém o Lithothamnium sp., e o Organomineral FERTIMAIS, que contém inovações na sua fórmula, contemplando um mix de adubos mineral com orgânicos coletados de resíduos das agroindústrias de suínos e aves, que, além de ampliar a produtividade, contribui com a preservação ambiental. 

A premiação da Aurora foi devido à modernização das estações de tratamento de efluentes líquidos e ao novo sistema de controle da poluição, que traz maior eficiência e controle operacional. A Aurora investiu R$ 40 milhões nesse projeto, em suas maiores plantas. Já o Sicoob Credisulca idealizou o programa Amigos da Mata do Agro e da Biodiversidade. O programa engaja mais de 10 mil alunos em SC e RS na preservação da Mata Atlântica, com plantio de árvores e educação ambiental. A Epagri também foi premiada. O projeto da Epagri trata da revitalização da terra com agricultura regenerativa. A família Aléssio, de Faxinal dos Guedes, pioneira na adoção do sistema de plantio direto em SC, em parceria com a Epagri, desenvolve práticas de conservação de solo e diversificação de cultivos. Essas ações integradas de conservação de solo e do meio ambiente resultam em maior produtividade nas lavouras, que se mantêm consistentes ao longo dos anos e com custos menores em comparação com as médias da região. 

Ao destacar a importância da premiação dos 30 cases vencedores da promoção Expressão de Ecologia, o CEO da Revista Líderes de Expressão, Rodrigo Coutinho, disse que “mais do que nunca, precisamos multiplicar as Ondas Verdes”, nome do troféu criado pela artista plástica Elke Hering e que é a marca registrada do Prêmio, para inspirar as futuras gerações a preservar o nosso planeta. 

Fonte: Fecoagro 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.