FATOS E FOTOS: confira as notícias que foram destaques na semana.

Protesto iluminado

Foto Márcia Quartiero/Blog do Abraão

A semana iniciou com a manifestação da comunidade pedindo a volta da iluminação pública no estacionamento do antigo Restaurante Dançante Trintão, na Praia da Saudade. O ato, que aconteceu na segunda-feira, dia 20, às 19h, foi todo realizado à luz de velas.

De acordo com Leonardo Contin, presidente da Pró-Coqueiros, instituição que promoveu a mobilização, a Associação de Moradores já havia protocolado quatro pedidos para que a luz fosse restabelecida, sem obter qualquer retorno do executivo municipal.

“Diversos frequentadores relataram a falta de segurança do local por conta da escuridão”, apontou o presidente, ao defender a ocupação da área para o lazer da comunidade.

Ficou definido, então, que seriam realizados eventos comunitários, como festa junina, feiras de artesanato, para caracterizar a área como um espaço público. Os vereadores presentes também se comprometeram ocupar a Tribuna da Câmara para pedir providências à falta de iluminação.

A manifestação reuniu moradores e políticos de diferentes partidos, incluindo os vereadores Afrânio Boppre e Tânia Ramos (PSOL), o vereador suplente Rodrigo Cassio (PP) e os ex-vereadores Lino Peres (PT) e Nildomar Freire (PCdoB).

Rede de Vizinhos

Moradores das ruas São Pio X, Desembargador Sávio Gonzaga e Capitão Euclides de Castro, em Coqueiros, estiveram reunidos com o comando do 22º BPM para tratar da falta de segurança nas três vias. Na ocasião, entregaram um abaixo-assinado com 100 assinaturas solicitando: reforço do policiamento à noite; colocação de câmeras de segurança; implantação de Rede de Vizinhos e palestras da PM sobre prevenção ao crime.

“A reunião foi bastante produtiva, a comandante Clarissa ouviu nossos relatos e reclamações sobre o aumento de furtos e invasões a residências e condomínios e se propôs a implementar, de imediato, uma Rede de Vizinhos. Também cogitou instalar uma câmera de segurança nos altos da rua São Pio X”, afirma o morador Agnaldo Bitencourt.

Sendo assim, ficou acordado realizar uma reunião no próximo mês de junho, na própria comunidade, para criar o programa Rede de Vizinhos. Para tanto, o grupo presente ao encontro ficou responsável em convidar os moradores das três ruas.

Presentes à reunião, além de Agnaldo e da comandante do 22º BPM, tenente-coronel Clarissa Soares, a síndica Nayra Diniz e o aposentado Nazarino Andrade Junior. Também participaram a presidente do Conselho de Segurança de Coqueiros, Elaine Otto, responsável pela promoção do encontro, e o tenente Rocha, que está à frente da criação das redes de vizinhos na área Continental de Florianópolis.

Lajotas soltas

Faz tempo que a Rua Concepta Araújo Figueiredo está com as lajotas soltas na via. Pois não é que nesta semana os próprios motoristas pararam os veículos para colocá-las no lugar? Fotos enviadas pela síndica do condomínio Abel Capela, Kenya, registraram o fato. Bastante movimentada, já que é um dos acessos entre a Avenida Almirante Tamandaré e Abel Capela, a rua é uma das únicas em Coqueiros que não recebeu asfalto. Outra que também está com lajotas soltas e ainda não foi contemplada com pavimentação é a Byer Filho, ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

A Folha de Coqueiros fez contato com a secretária do Continente, Kely Mattos, mas até o momento não teve resposta. Sendo assim, segue o perigo de queda para pedestres que atravessam a via, e acidentes para os veículos.

Moradores em situação de rua

No início da semana outro fato chamou a atenção dos vizinhos da Rua Doutor Abel Capela. Terreno baldio que fica no final da rua, ao lado da praça, amanheceu com barraca de papelão e outros pertences de moradores em situação de rua. Um fato já corriqueiro em Coqueiros também em outros locais como na frente do Banco do Brasil e em outros endereços comerciais.

No caso da Abel Capela, o local estimula a invasão, pois o terreno está abandonado há muitos anos e acumulando mato. Moradores já solicitaram à prefeitura a instalação de iluminação pública e alguns equipamentos como bancos para descanso, academia de ginástica ou a criação de um pet place. Ou seja, urbanizar o local para uso público.

Para resolver um pouco a situação, os vizinhos solicitam, constantemente, os serviços da Comcap para limpeza do terreno que está sempre cheio de mato. Foi o que aconteceu na terça-feira, logo depois da retirada dos pertences dos moradores em situação de rua. A secretária Kely, do Continente, enviou uma equipe para roçar o terreno (foto).

Reunião com a Casan

Para encerrar a semana, representantes da Associação de Moradores de Coqueiros – Pró-Coqueiros – e do Conselho de Segurança – Conseg – reuniram-se na sexta-feira, dia 24, com a gerência regional da Casan. O objetivo do encontro foi cobrar providências para problemas reiterados com a tubulação de esgoto na região. Por sua vez, melhorar o desempenho da balneabilidade da orla de Coqueiros.

Engenheiros da empresa se comprometeram a buscar soluções e a participar de um encontro com a comunidade nas próximas semanas, a fim de apresentar sua atuação no bairro. “Esta foi a primeira oportunidade para estreitar os laços e apontar diretamente a quem pode resolver os problemas”, destacou o empresário e integrante do Núcleo do Meio Ambiente do Conseg de Coqueiros, Daniel Marques.

Daniel contextualizou o problema lembrando, como exemplo, que, após um trabalho realizado com moradores da Rua José do Vale Pereira para ligação correta do esgoto na rede, a Praia da Saudade voltou a ter balneabilidade. Como resultado, a comunidade começou a frequentar novamente a praia, e a pesca virou um negócio seguro à saúde da população.

CONFIRA ALGUNS CLICS DE GENTE DO BAIRRO

Sibyla e Elaine na padaria do Delmar, no Abraão. Anderson e Michele resolveram casar. Parabéns.

Cris promove o Dia da Beleza/Foto Paulo Capocci. “Hora de malhar”, diz o fotógrafo Paulo Capocci.

Hora de fotografar: Turma da Ginástica do Grupo de Estudos da Terceira Idade/Foto Paulo Capocci.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.