Erro provável: rastreamento da frequência cardíaca nos fones de ouvido no país.

Domingo de corrida

(Crédito da imagem: Android Central)

Nesta coluna semanal, o editor de wearables do Android Central, Michael Hicks, fala sobre o mundo dos wearables, aplicativos e tecnologia de fitness relacionados à corrida e à saúde, em sua busca para ficar mais rápido e em forma.

Os atletas normalmente escolhem uma cinta torácica, braçadeira ou relógio de fitness para avaliar a saúde e o esforço. No entanto, uma opção relativamente específica (e estranha) é usar fones de ouvido sem fio com monitoramento de frequência cardíaca. Só recentemente ouvi falar dessa tecnologia e imediatamente decidi testar se a precisão da frequência cardíaca dos fones de ouvido é boa o suficiente para atletas sérios.

Quando li sobre o Sennheiser Momentum Sport, que envia dados de RH para o aplicativo Polar Flow, me perguntei se os usuários do Polar H10 iriam querer ou confiar em uma solução de fone de ouvido ou se ela seria voltada para fãs mais casuais.

Alguns atletas gostam de smartwatches LTE autônomos para treinar sem telefone, mas não conheço qualquer atleta que gostaria de treinar sem assistir, especialmente porque você perderia coisas como GPS, dados de formulário de corrida e uma tela de visualização rápida. Então, em vez de substituir um relógio de fitness, talvez esses fones de ouvido de fitness possam fornecer dados mais precisos.

Decidi testar vários fones de ouvido sem fio com frequência cardíaca, mas quanto mais eu procurava, mais encontrava produtos únicos e descontinuados, como Bose SoundSport Pulse e Jabra Elite Sport. Isso me fez pensar por que essas marcas não trouxeram tecnologia de RH para outros fones de ouvido de treino: apatia do consumidor ou resultados não confiáveis?


Testei os fones de ouvido Sennheiser Momentum Sport e Anker Soundcore Liberty 4 em meu relógio de fitness Garmin favorito e um monitor de frequência cardíaca COROS em várias corridas e caminhadas, para avaliar se posso ou não confiar nos fones de ouvido para obter dados precisos de treino.

Teste de precisão da frequência cardíaca do fone de ouvido

O monitor de frequência cardíaca Polar H10 e COROS em uma mesa ao lado de dois fones de ouvido de frequência cardíaca, o Sennheiser Momentum Sport e o Anker Soundcore Liberty 4.

(Crédito da imagem: Michael Hicks/Android Central)

O Anker Soundcore Liberty 4 disponibiliza seus treinos apenas por meio da página “Bem-estar” do aplicativo complementar. Você não pode exportar seus treinos para outros aplicativos de fitness como o Strava ou mesmo ver seus treinos, a menos que os fones de ouvido estejam conectados. A página de resultados do treino barebones mostra uma média de FC, gráfico e zonas de RH definidas que não consegui editar.

Em outras palavras, a decisão da Anker de forçá-lo a usar seu aplicativo torna os dados praticamente inúteis para os atletas. Mesmo assim, eu já havia corrido cinco quilômetros usando o Liberty 4, o Garmin Forerunner 965 e o COROS HRM sincronizados com outro relógio COROS, então fiz o meu melhor para interpretar os dados.