Quest 2 e 3 do Brasil ganham controle de caneta para artistas e designers

O que você precisa saber

  • A Logitech MX Ink é uma caneta de realidade mista 6DoF que custa US$ 129 no Meta Connect 2024.
  • A caneta é adequada para desenho 2D em um “MX Mat” e design em escala de sala 3D.
  • Acompanha o tapete, um “tinteiro” para carregar e uma ponta de reposição.

O design 3D é um uso comum para realidade virtual ou mista, mas geralmente é necessário usar um controlador volumoso ou as mãos para projetar em XR. A caneta Logitech MX Ink para Meta Quest 3 e 2 muda isso, oferecendo um controlador mais confiável para os aplicativos de arte VR mais populares.

Anunciada na segunda-feira, a Logitech MX Ink é descrita como tendo uma “sensação familiar de caneta, ponta sensível à pressão e botão principal” que “permite desenhar, agarrar e manipular em MR”.

O MX Ink “transita perfeitamente de espaços 2D para 3D”, segundo o chefe de AR/VR da Logitech, Vadim Kogan, com “a precisão de rastreamento esperada pelos usuários do Meta Quest em MR”. A Logitech e o Meta colaboraram no desenvolvimento da caneta para garantir que ela funcione tanto com o Quest 2 quanto com o Quest 3 – mas não com o Quest Pro focado em produtividade, surpreendentemente.

A Logitech afirma que é “a primeira vez que os headsets Meta Quest suportam mais de dois controladores emparelhados ao mesmo tempo”. Após emparelhar a caneta, você poderá soltar seus controladores Touch para esboçar e fazer anotações sem precisar alternar as entradas.

(Crédito da imagem: Logitech)

Com preço a partir de US$ 129, o Logitech MX Ink terá dois acessórios opcionais. O MX Mat é um “ambiente de desenho sem atrito” que pode ser usado como uma tela do mundo real enquanto se pinta em VR. Já o MX Inkwell é uma base de carregamento para armazenar e recarregar a caneta, no entanto, você também pode usar um simples cabo USB-C.

A Logitech menciona que o Logitech MX Ink será lançado no Meta Connect 2024 em 25 de setembro. Espera-se que a Meta anuncie o Quest 3S no evento, e a Logitech garante que o MX Ink funcionará com “futuros headsets”.


Assim que for lançado, o MX Ink será compatível com os aplicativos de arte XR mais populares na Quest:

  • Modelador de substâncias Adobe
  • Esboço de gravidade
  • Pintura VR
  • Arca
  • Envolver
  • OpenBrush
  • Gesto VR
  • FormasXR
  • Elucis por RealizeMedical

O anúncio da Logitech incentiva “desenvolvedores interessados ​​em integrar o MX Ink com seus aplicativos” a usar sua página GitHub ou se inscrever para um kit de desenvolvimento. Portanto, é presumível que esta lista crescerá até setembro.

Foto de uma pessoa usando um Meta Quest 3 e a caneta Logitech MX Ink

(Crédito da imagem: Logitech)

Antes deste anúncio, não teríamos imaginado que o Meta Quest seria o primeiro headset VR com suporte para controlador de caneta. Apesar de a Apple ter seus Pencil (2ª geração) e Pencil Pro disponíveis para iPads, ela ainda não trouxe suporte para caneta para o Apple Vision Pro. Esse fone de ouvido focado no desenvolvimento certamente se beneficiaria com opções de controle mais precisas.

Comparado a um Apple Pencil, o Logitech MX Ink tem vantagens semelhantes, como feedback tátil e função de toque duplo, mas é cerca de 8g mais pesado e significativamente mais espesso. Presumimos que isso pode ser atribuído aos sensores de rastreamento 6DoF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.