Galaxy S25 poderá ser apenas Snapdragon devido a problemas de rendimento do Exynos na Coreia do Sul

A famosa série Galaxy S25 da Samsung pode vir a ser impulsionada exclusivamente pelo processador Snapdragon, não por escolha, mas por necessidade. De acordo com fontes confiáveis da indústria, a empresa está enfrentando desafios no rendimento de seu processador Exynos de última geração. A situação é tão preocupante que a Samsung pode ser obrigada a lançar os modelos Galaxy S25 de 2025 com o Snapdragon 8 Gen 4 em nível global.

A série Galaxy S25 pode adotar o mais recente chip Snapdragon em todo o mundo

No ano de 2023, a Samsung optou por utilizar exclusivamente o chip Snapdragon para a série Galaxy S23, deixando de lado o desenvolvimento do Exynos de ponta naquele ano. A empresa reconheceu os obstáculos enfrentados com seus processadores internos e decidiu pausar a produção para realizar melhorias. O retorno veio com o Exynos 2400 significativamente aprimorado, lançado para a série Galaxy S24. Este chip alimenta a maioria dos modelos menores em todo o mundo, exceto nos mercados do Canadá, China, Japão e EUA, onde o Galaxy S24 Ultra é equipado com o Snapdragon 8 Gen 3.

Apesar do ceticismo inicial por parte dos fãs da linha Galaxy em relação à reintrodução do Exynos nos topos de linha, o Exynos 2400 se mostrou melhor do que o esperado. Embora ainda esteja ligeiramente atrás do equivalente Snapdragon em algumas áreas, a disparidade entre os dois diminuiu consideravelmente. Rumores iniciais apontam que a Samsung pretende elevar ainda mais o nível de seus chips com o Exynos 2500, superando potencialmente o Snapdragon 8 Gen 4 em termos de potência e desempenho, graças ao seu processo de 3nm de segunda geração.

No entanto, de acordo com o analista de renome Ming-Chi Kuo, a Samsung está enfrentando dificuldades com o rendimento de seu primeiro chip de 3nm para smartphones. A taxa de rendimento está abaixo do esperado, a ponto da empresa talvez não conseguir produzir uma quantidade suficiente de processadores Exynos 2500 para a série Galaxy S25. Dessa forma, a Samsung poderá depender exclusivamente do Snapdragon 8 Gen 4 para seus topos de linha de 2025, correndo o risco de abandonar o desenvolvimento do Exynos 2500.

Boas e más notícias para os fãs do Galaxy

Os entusiastas da linha Galaxy podem não se opor caso a Samsung opte por não lançar uma versão Exynos para a série Galaxy S25. Apesar das possíveis melhorias do Exynos 2500, ele pode não apresentar uma vantagem significativa sobre o Snapdragon 8 Gen 4, mesmo que venha a ser produzido. Afinal, a Qualcomm também está se empenhando para aprimorar seu chip. O novo Snapdragon será fabricado no processo de 3nm de segunda geração da TSMC, contando com um NPU mais potente e outras atualizações customizadas para a próxima geração de aplicativos de IA em dispositivos móveis.

Por outro lado, a exclusividade do Snapdragon para os topos de linha da Samsung em 2025 também pode ter seu lado negativo. Recentemente, a mesma fonte mencionou que a Qualcomm poderá aumentar o preço do Snapdragon 8 Gen 4 em até 30%. O novo chip poderá custar até US$ 260, um acréscimo considerável em relação aos US$ 200 anteriores. Caso os rumores se confirmem, seria o segundo ano consecutivo de um grande aumento de preços. A Samsung talvez não tenha condições de absorver esse custo adicional, resultando em um aumento global nos preços da série Galaxy S25.


Contudo, ainda faltam vários meses para o lançamento da linha Galaxy S25. A Samsung está trabalhando intensamente para melhorar seu rendimento de 3nm e, se houver melhorias significativas em breve, talvez não precise depender exclusivamente do Snapdragon 8 Gen 4 para seus novos topos de linha. O Exynos 2500 poderá alimentar os modelos, pelo menos o Galaxy S25 e o Galaxy S25+, em alguns mercados específicos. Já o Galaxy S25 Ultra provavelmente continuará sendo equipado apenas com Snapdragon. Os vazamentos e rumores sobre os topos de linha da Samsung para 2025 certamente ficarão mais detalhados nos próximos meses.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.