Próximo resultado do Fies 2025 deve sair em fevereiro

Alexandre Brasil, atual secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), anunciou que a pasta está planejando alterar o calendário do Sistema de Financiamento Estudantil (Fies) a partir de 2025. O objetivo é antecipar a divulgação dos resultados dos selecionados para fevereiro, em vez de março, como tem ocorrido nas edições anteriores.

Em reunião realizada na quarta-feira (30), Brasil revelou que a Secretaria se encontrou com pró-reitores de universidades de todo o país para discutir a readequação das datas dos processos seletivos que utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O cronograma atual, considerado “lento”, especialmente no caso do Fies, tem gerado prejuízos para os estudantes, que acabam perdendo semanas de aulas no início do semestre.

Um exemplo recente dessa problemática ocorreu no primeiro semestre de 2024, quando os resultados do Fies foram divulgados apenas em 21 de março, mais de um mês após o início das aulas nas universidades privadas, e ainda com erros no processo. A mudança nas regras do programa também causou atrasos, com o edital sendo publicado apenas no dia 7 de março. Apesar de mencionar a intenção de tornar o processo mais ágil, Alexandre Brasil não forneceu detalhes sobre as inovações tecnológicas que serão implementadas para alcançar essa meta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.