Saiba quem é o homem que provocou a explosão em frente ao STF

Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, mais conhecido como Tiu França, causou explosões em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta quarta-feira (13). Ele, que foi candidato a vereador em Rio do Sul (SC) pelo Partido Liberal (PL) em 2020, morreu durante o ataque. Em suas redes sociais, Tiu França frequentemente fazia postagens com críticas severas a figuras políticas de esquerda, além de ameaças direcionadas.

Com uma trajetória política curta e marcada por uma candidatura que obteve apenas 98 votos, Tiu França utilizava as redes para propagar discursos agressivos. Em uma de suas postagens, chegou a mencionar um suposto “ataque com bombas” a figuras que considerava “comunistas”. A ação resultou em uma explosão que desfigurou parte de seu corpo, com restos mortais arremessados a metros de distância.

No dia do atentado, Francisco publicou uma mensagem em tom de provocação: “Vocês poderão comemorar a verdadeira proclamação da República.” Em outra publicação, ele mencionava figuras como William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin e Fernando Henrique Cardoso, sugerindo que haveria explosões direcionadas a eles. No texto, ele indicava que “o jogo só acaba em 16/11/2024”.

Momentos antes do incidente, Tiu França chegou a publicar uma foto no plenário do STF, com a frase “deixaram a raposa entrar no galinheiro”. Seu carro, que estava carregado com fogos de artifício, foi encontrado no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados, onde ocorreram as explosões, assustando pessoas nas proximidades da Praça dos Três Poderes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.