Ministra defende PEC 6×1 e diz que será benéfica para mulheres

Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves manifestou apoio à proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita a carga horária semanal de trabalho a 36 horas. Segundo a ministra, essa mudança irá beneficiar especialmente as mulheres, que ganhariam mais tempo para cuidar de si mesmas e de suas responsabilidades pessoais. “Para as mulheres vai ser um benefício, significa ter mais tempo para se cuidar, se preparar ou mesmo para cuidar do que quiser”, declarou ela para a Agência Brasil.

Conhecida como PEC 6×1, a proposta foi apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) na Câmara dos Deputados em 1º de maio deste ano. Caso aprovada, a emenda limitará a jornada de trabalho, exigindo o apoio de pelo menos 308 parlamentares em dois turnos para entrar em vigor. A proposta já mobiliza debates sobre o impacto nas condições de trabalho e na qualidade de vida dos trabalhadores.

Leia mais: Ministério do Trabalho propõe diálogo coletivo sobre PEC da escala 6×1

Cida Gonçalves destacou a importância desse debate para o país, argumentando que a PEC 6×1 promove a valorização do tempo das mulheres, tanto no trabalho remunerado quanto nas atividades não remuneradas. “Eu acho que é um debate importante para o Brasil, que tem que ser amadurecido, avançado […] se a gente juntar as duas coisas, acho que vai ser super importante para que possamos amadurecer a valorização das mulheres”, afirmou.

Além da PEC, a Câmara dos Deputados aprovou recentemente a Política Nacional de Cuidados, que agora segue para o Senado. Com esses avanços, a ministra acredita que o Brasil pode progredir na garantia de melhores condições de trabalho para as mulheres, valorizando o seu papel e otimizando o uso do seu tempo no mercado e em atividades pessoais.

Com informações da Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.