Sony não se preocupa mais com PSVR 2: o que fazer?

Até o momento, o PSVR 2 tem sido um excelente headset de realidade virtual. Existem atualmente mais de 200 jogos disponíveis, incluindo lançamentos impressionantes como Horizon Call of the Mountain, Gran Turismo 7 e os remakes de Resident Evil Village e Resident Evil 4. No entanto, o headset agora enfrenta um problema significativo: a falta de interesse da Sony.

Fontes próximas ao Android Central revelaram que a Sony está reduzindo drasticamente o financiamento para jogos de realidade virtual. Segundo relatos, haverá poucas oportunidades para o desenvolvimento de jogos de RV dentro da Sony no futuro próximo.

Para confirmar isso, outra fonte informou que apenas dois jogos para o PSVR 2 estão atualmente em desenvolvimento na Sony. Com a situação atual da indústria de jogos, com demissões constantes e fechamentos de estúdios, há dúvidas se esses jogos serão lançados se a Sony continuar nesse caminho.

O Android Central entrou em contato com a Sony para obter informações sobre os planos de desenvolvimento do PlayStation VR2, mas não recebeu uma resposta a tempo para esta publicação. Este artigo será atualizado assim que mais informações estiverem disponíveis.

E quinta-feira

Em sua coluna semanal, Nick Sutrich, produtor sênior de conteúdo do Android Central, investiga tudo sobre RV, desde novos hardwares até novos jogos, tecnologias futuras e muito mais.


Eu deveria ter percebido o que estava acontecendo quando o estúdio Insomniac Games da Sony foi hackeado em dezembro de 2023, revelando que a empresa não estava trabalhando em nenhum jogo de RV para o principal sistema da Sony, o PlayStation VR2.

Isso é significativo, pois a Insomniac Games, responsável por séries como Homem-Aranha, Ratchet & Clank e Spyro, já havia desenvolvido quatro jogos para o Oculus Rift da Meta (anteriormente Facebook). Três desses jogos foram muito bem recebidos, e muitos consideram Stormland um dos melhores jogos de mundo aberto em RV disponíveis atualmente para PC. No entanto, a Sony não os colocou para trabalhar em nenhum jogo para o PSVR 2.

No último ano, a Sony lançou apenas três jogos para o PSVR 2 e ainda não anunciou nenhum jogo original programado para ser lançado em 2024, muito menos em 2025. Entre esses três jogos, o estúdio de Firewall Ultra, First Contact Entertainment, fechou. Além disso, o London Studio, responsável por títulos populares como Blood & Truth e a demonstração do PlayStation VR Worlds, também foi fechado pela Sony em fevereiro.

Até mesmo a Firesprite, responsável por Horizon Call of the Mountain, passou por cortes de orçamento e equipe, além de cancelamentos de jogos. A situação não é favorável para os estúdios de desenvolvimento internos da Sony.

Fontes próximas ao Android Central revelaram que a empresa tem apenas dois títulos originais em desenvolvimento para o PSVR 2.

No State of Play de maio de 2024, um evento que revelou vários jogos interessantes, incluindo um novo título Astro Bot, fiquei empolgado. O Astro Bot Rescue Mission original é considerado o melhor jogo de RV para o PSVR e recomendado para todos os novos proprietários desse sistema. No entanto, fiquei decepcionado ao perceber que a sequência não terá suporte para RV. Jogos como Astro Bot exigem anos de desenvolvimento, o que indica que a Sony abandonou o PSVR 2 há algum tempo. Essas decisões não são tomadas aleatoriamente e sugerem a falta de interesse da Sony em apoiar o headset de RV.

Total falta de visão

Quando vi o Astro no State of Play de maio, fiquei animado. Astro é um personagem adorável, e a presença do controle PS5 na tela, com Astro pilotando, parecia promissora para o suporte ao PSVR 2. No entanto, a ausência do logotipo do PSVR 2 no final do trailer foi decepcionante. Apenas o logotipo do PS5 estava presente.

Recentemente, uma entrevista publicada no Digital Trends confirmou que a empresa não tem planos para um modo RV para o Astro Bot. Não há DLC, atualizações futuras ou suporte para RV. Uma reviravolta para o que tornou o Astro popular em primeiro lugar.

A sequência do melhor jogo de RV para o PSVR não terá suporte para o PSVR 2. Uma grande decepção.

Quando questionado sobre isso, o chefe do estúdio Team Asobi, Nicolas Doucet, deu uma resposta surpreendente:

“Estamos concentrando 100% do nosso esforço no PS5. O Rescue Mission foi divertido de desenvolver, mas cada plataforma tem suas vantagens. Para um jogo de terceira pessoa, trabalhar na TV ou em RV são experiências radicalmente diferentes. Não faz sentido adicionar um modo RV a esse tipo de jogo. Essa abordagem pode se aplicar a jogos de primeira pessoa, como corridas, mas não a um jogo como o nosso. Então, decidimos focar 100% na TV, para que o maior número possível de pessoas possa jogar.”

No entanto, estúdios como o Flat2VR demonstraram que é possível modificar jogos feitos para TV para funcionar em RV. O popular modder de PC Praydog lançou um aplicativo que transforma jogos baseados no Unreal Engine em jogos de RV com alguns cliques.

Para provar sua eficácia, o streamer Paradise Decay usou o aplicativo Praydog para transformar o jogo de plataforma Sackboy do PS5 em um título de RV, como mostrado em um vídeo do YouTube.

Parte dessa situação pode ser atribuída à mudança de liderança na Sony. Em junho de 2024, a empresa dividiu o negócio do PlayStation em divisões separadas de hardware e software, e o CEO de software parece ter uma visão restrita para o futuro da marca PlayStation.

O que aconteceu com o AAA híbrido?

Em janeiro de 2022, executivos da Sony mencionaram uma estratégia AAA híbrida, na qual jogos como Horizon, Uncharted, The Last of Us, Spider-Man e outros títulos da Sony teriam versões em RV lançadas junto com as versões tradicionais. Resident Evil Village e Resident Evil 4 Remake, por exemplo, receberam versões em RV poucos meses após o lançamento para TV.

No entanto, além de Gran Turismo 7, não houve notícias sobre outros títulos AAA híbridos da Sony. Se algum jogo deveria ter recebido esse tratamento, seria o Astro Bot, como mencionado anteriormente.

Com o abandono dos jogos de RV dedicados pela Sony e a incerteza sobre a viabilidade dos jogos AAA híbridos, o que resta? Devido a limitações de software, não há suporte para jogos do PSVR original, e a Sony sugeriu que os fãs não esperem por isso. Um item a menos na lista.

E quanto ao suporte para PC RV? A Sony anunciou no início deste ano que o PSVR 2 seria compatível com PCs. No entanto, após o evento State of Play, a Sony revelou detalhes sobre o adaptador para PC do PSVR 2, que custaria US$ 60 e estaria disponível em agosto. O problema é que muitos recursos do headset não funcionarão em PCs, incluindo HDR, vibração, rastreamento ocular, gatilhos adaptativos e feedback tátil. Além disso, o usuário precisa estar conectado ao PC por meio de um cabo USB e uma caixa dongle.

Nesse ponto, parece que a Sony abandonou o PSVR 2. Talvez seja melhor considerar adquirir um Meta Quest 3, que oferece exclusivos como Batman Arkham Shadow, Hitman 3 VR: Reloaded e Just Dance VR, entre outros. A lista de jogos para o Meta Quest é extensa e inclui títulos AAA como Behemoth da Skydance, Alien: Rogue Incursion, Metro Awakening, Metal: Hellsinger VR e até mesmo possivelmente Grand Theft Auto VR.


Adicionar aos favoritos o Link permanente.