Profissionais de saúde do Chile conhecem Rede de Atenção Psicossocial da região

Em parceria que visa o intercâmbio de conhecimento, profissionais de saúde chilenos deram sequência a uma série de visitas aos equipamentos de saúde. Nessa quarta-feira (13/11), eles presenciaram o trabalho desenvolvido nos  Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Criciúma e Içara.

“A nossa professora Ana Losso compartilhou a história da Rede de Atenção Psicossocial e da luta antimanicomial, o que gerou muitas discussões produtivas e crescimento profissional a partir do conhecimento construído e das experiências compartilhadas. Trataram ainda sobre as similaridades e diferenças entre o Sistema Único de Saúde (SUS) na Rede de Atenção Psicossocial e a forma de organização da saúde mental no Chile”, relata a coordenadora de pós-graduação da Unesc, Mágada Tessmann.

Mais de 50 chilenos estão em Criciúma para participar dos cursos “Modelo de Atenção com ênfase em gestão comunitária e promoção da saúde, sistema de saúde como determinante social da saúde” e “Formação e Aperfeiçoamento com Ênfase em Gestão Comunitária e Promoção da Saúde, Participação Comunitária e Intersetorial”, que fazem parte do projeto Unesc Level e são fruto de uma parceria internacional com a Universidade Corporativa Luces, a empresa Atom e a Universidade Del Alba, do Chile. A proposta busca nutrir o intercâmbio de conhecimentos entre os países.

Nas duas próximas semanas, os estudantes ainda irão visitar, além das Clínicas Integradas em Saúde, da Unesc, unidades de saúde, hospitais, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência de Assistência Social (Creas), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros.

Agecom|Unesc

The post Profissionais de saúde do Chile conhecem Rede de Atenção Psicossocial da região appeared first on Portal Amorim.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.