Timbó desenvolve ecossistema de inovação e mira ações para 2025

Com a participação do Centro de Inovação de Blumenau (CIB), a cidade de Timbó tem desenvolvido o ecossistema de inovação. Já são duas governanças delimitadas, que são Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e metalmecânica.

Junior Gama, Secretário de Planejamento, Trânsito, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Serviços de Timbó e integrante do grupo de estudos do mapeamento, destaca que inicialmente foi identificado o nível de maturidade do ecossistema de inovação do município e as áreas com oportunidades para inovação:

“Todo o trabalho com os workshops fez com que a comunidade inovadora da cidade se aproximasse iniciando ali efetivamente um ecossistema de inovação. Pela primeira vez foram reunidas mais de 40 pessoas da iniciativa privada, do poder público, de instituições de ensino e terceiro setor para discutir o caminho da inovação de Timbó”.

Ele explica que as ações prioritárias foram desenvolvidas com base nas informações do mapeamento:

“A governança trabalha com um olhar para TIC e metalmecânico que são as duas áreas identificadas com grandes oportunidades de inovação e que podem alavancar outros setores da economia”.

Para 2025, o grupo planeja realizar e participar de eventos como o Startup Weekend, aproximar-se de empresas e missões empresariais e fortalecer o ambiente de inovação, buscando alternativas e programas de pré-incubação, incubação e aceleração, além de maior aproximação com o governo, dando suporte para criação de legislação específica de inovação.

Cidades vizinhas, como Indaial e Pomerode, têm dado os primeiros passos no mapeamento das governanças.

Ele afirma que cada município da região tem características específicas quanto à vocação de desenvolvimento econômico e tendências de inovação:

“Timbó, por ter uma economia plural entende que pode auxiliar as cidades da região criando oportunidades, trazendo eventos e capacitações que possibilitem a outras cidades também avançarem”.

O post Timbó desenvolve ecossistema de inovação e mira ações para 2025 apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.