3ª ponte sobre o Rio Itacaiúnas será entregue em dezembro

A construção da terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas, no município de Marabá, Região de Integração Carajás, entra na fase final. A previsão é que a obra seja entregue na segunda quinzena de dezembro, conforme o cronograma. A nova ponte, que interliga os núcleos Cidade Nova e Nova Marabá, terá um impacto significativo na mobilidade urbana, reduzindo congestionamentos na Rodovia BR-230 (Transamazônica ) e facilitando o fluxo de pessoas e mercadorias na região.

Com 524 metros de extensão e 16 metros de largura, a ponte conta com faixas de passeio de 1,85 m em ambos os lados. A parte estaiada da estrutura abrange 240 metros, marcando o diferencial arquitetônico e funcional da obra. O projeto é resultado de um convênio entre o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), e a Prefeitura de Marabá, com um investimento total de R$ 109 milhões, sendo R$ 50 milhões provenientes do governo estadual.

Segundo Saulo Almeida, engenheiro civil e fiscal da Prefeitura de Marabá, os serviços estão concentrados nos acabamentos, incluindo pintura, conclusão da concretagem do último vão, urbanização das vias de acesso com meio-fio, sarjetas e calçadas, além da instalação de postes de iluminação. O Consórcio Ponte Itacaiúnas, formado pelas empresas Gaspar e ArteLeste Construções, é responsável pela execução da obra.

Mobilidade e economia – A nova ponte atenderá a uma frota superior a 157 mil veículos, conforme levantamento recente do Ministério dos Transportes, beneficiando automóveis, caminhões, motocicletas e outros meios de transporte. A obra também reduzirá custos e tempo de deslocamento, gerando impactos positivos na logística e economia regional.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, destacou a relevância do projeto: “Estamos na etapa final da construção da terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas, uma obra que representa um divisor de águas para a mobilidade e a integração em Marabá. Com 524 metros de extensão, ela vai conectar os núcleos Cidade Nova e Nova Marabá, desafogar o trânsito na Transamazônica e trazer mais agilidade e segurança para quem trafega pela região. Esse é mais um exemplo do compromisso do governo estadual em investir em infraestrutura que transforma vidas e fortalece a economia local”, reiterou o titular da Seinfra.Veja também:Helder abre contagem regressiva para a COP30 mostrando obrasNova modalidade do MCMV beneficia 72 cidades do ParáEstado garante modernização da infraestrutura e logística portuáriaJoão Chamon Neto, secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, também ressaltou a importância da obra, informando que “a construção da ponte está prestes a ser concluída, representando um grande marco para o município de Marabá. O investimento em infraestrutura do governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, está sendo essencial para melhorar a mobilidade urbana da região, contribuindo também com a economia local”.Quer mais notícias de Pará? Acesse nosso canal no WhatsAppMoradores de Marabá, como Bruno da Silveira, já aguardam pela entrega da ponte. “Gastamos muito tempo nos deslocando de um extremo ao outro em Marabá. A ponte vai representar economia de tempo e combustível, além de diminuir os engarrafamentos. É um avanço enorme para nossa cidade”, disse Bruno.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.