Android 15 pode ter recurso térmico adaptativo e menu de configurações reformulado no Brasil

Com o lançamento de um novo Android 15 beta, novas descobertas estão surgindo a partir do código do Google. Graças ao trabalho dedicado de pessoas que são especialistas em rastrear essas informações, podemos vislumbrar os novos recursos e mudanças que o Google pode implementar em seu próximo sistema operacional.

Embora o Android 15 Beta 3 tenha alcançado a “estabilidade da plataforma”, isso não significa que o Google tenha encerrado suas adições ou alterações. Um exemplo disso é a lista recente apresentada por Mishaal Rahman. De acordo com suas descobertas, o Google está desenvolvendo novidades como um menu de configurações reformulado, um recurso de diagnóstico de dispositivos e um recurso de Térmico Adaptativo.

Menu de Configurações Reformulado

Em uma projeção da possível mudança, o novo menu de configurações se assemelha ao encontrado na One UI da Samsung e no iOS da Apple. As configurações são agrupadas por categorias, ao invés de serem apresentadas em uma única lista como nos dispositivos Pixel do Google. Essa nova organização pode facilitar a localização de itens, o que pode ser uma tarefa desafiadora, dada a quantidade de configurações disponíveis nos smartphones nos últimos anos. Muitos usuários se sentem perdidos nesse emaranhado de opções.

Android 15 Mockup

Térmico Adaptativo

Um novo recurso chamado Térmico Adaptativo foi identificado, com o objetivo de contar com a participação do usuário para ajudar a manter a temperatura do telefone em níveis seguros, evitando o superaquecimento. Quando o dispositivo começa a esquentar, o recurso pode enviar um alerta ao usuário para que ele tome medidas para resfriá-lo, mantendo assim o desempenho ideal do aparelho. Além disso, o smartphone pode ajustar a velocidade da CPU para garantir seu bom funcionamento.

De acordo com as informações encontradas, quando ativado, o Térmico Adaptativo monitora a temperatura da bateria a cada 5 minutos para verificar se está havendo melhora. Caso contrário, ele entra em estado de “emergência” e adota medidas adicionais para resfriar o dispositivo. Em último caso, se a situação não melhorar, o usuário é alertado de que o telefone irá se desligar em breve para proteger seus componentes internos.


Device Dignostics

Diagnóstico do Dispositivo

O Google também está trabalhando em um menu de configurações de diagnóstico de dispositivos voltado para o usuário, conforme foi divulgado em abril. Esse menu oferece informações sobre o desempenho e os componentes do dispositivo, mostrando o status do armazenamento e da bateria, além de testes para a tela sensível ao toque e outros componentes. Além disso, há um Modo de Avaliação que requer um segundo dispositivo conectado, o qual permite a execução de testes e a elaboração de relatórios para auxiliar na resolução de problemas de hardware, evitando idas desnecessárias a assistências técnicas.


Não há garantias de que esses recursos serão lançados juntamente com a versão final do Android 15, porém, caso algum se concretize, o menu de configurações renovado certamente será um avanço significativo. Aguardemos por mais novidades nesse sentido.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.