Projeto sobre aplicação sustentável da fibra de bananeira vence feira de ciências em Joinville

Primeira edição da Quest Feira de Ciência reuniu 30 projetos de oito instituições de ensino do município durante dois dias de exposição no Ágora Tech Park. / Foto: Divulgação


[JOINVILLE, 26.11.2024]
Redação SC Inova, com informações do Join.valle 

Com apresentação final de 30 projetos, de oito instituições, a primeira edição da Quest – Feira de Ciências reuniu mais de 70 participantes no Ágora Tech Park no fim de semana. O primeiro lugar ficou com o projeto “Aplicabilidade da fibra de Musa spp. para produção de partícula de média densidade (MDP) sustentável”, que estuda a fibra da bananeira como uma alternativa sustentável para produção de painéis para indústria.

O segundo lugar ficou com o “Chain Tracer”, projeto que utiliza blockchain para a integridade de dados logísticos na indústria farmacêutica e o terceiro lugar ficou com o projeto “Refúgio Sensorial”, criado para apoiar a independência de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que desejam morar sozinhas. Os projetos em exposição eram  de alunos do nono ano e ensino médio e o vencedor ganhou o passaporte para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), em São Paulo, no próximo ano.

A Quest tem como objetivo incentivar a iniciação científica e a inovação entre estudantes do ensino fundamental e médio, com apresentação de projetos desenvolvidos pelos alunos em suas instituições. “A feira promove educação científica acessível e interativa. Ajuda integrar a comunidade e as empresas à ciência aplicada no cotidiano, estimulando a cultura científica, a interdisciplinaridade, a inovação e o empreendedorismo entre os jovens”, acredita o idealizador da feira, Estevão Tarifa.

Estudante de ensino médio e integrante da Liga Ágora, Estevão explica que a Quest é mais um espaço para destacar os novos talentos da ciência na cidade. “O projeto vencedor da Quest irá participar da Febrace, que é a maior feira de ciências da América Latina. E dali os melhores trabalhos representam o Brasil em uma feira mundial. É uma grande oportunidade para os jovens, que são o futuro da ciência no país”, diz.

Os projetos em exposição na Quest representaram o Colégio Univille, Sesi, Senai, Fecitec, Senac, ETT/UniSociesc, Cedup e Coree Escola Internacional. A feira de ciências é uma realização do Join.Valle e do Ágora Tech Park; tem patrocínio da Stackx e apoio do Sebrae/SC, Faculdade Ielusc, Fab Lab Joinville, Stagio, Futuriza, Organa Biotech, Opa Bier, Four Eight e UFSC.

The post Projeto sobre aplicação sustentável da fibra de bananeira vence feira de ciências em Joinville appeared first on SC Inova.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.