Além do ESG: o impacto dos negócios regenerativos

Evento promovido pelo Impact Hub Floripa em parceria com a Vertical Varejo da ACATE apresentou práticas sustentáveis, com destaque para programas do Portobello Grupo.  / Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 29.11.2024]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

A importância dos “Negócios Regenerativos” e as decisões coletivas, individuais e empresariais que impactam nosso presente e futuro foram tema de debate em Florianópolis na última terça, 26, durante o Impacta Mais Talks, evento promovido pelo Impact Hub Floripa, na sede da ACATE.

O encontro, que abordou inovação, sustentabilidade e transformação no mercado varejista, contou com a participação do CEO da Portobello Shop, Romael Soso, do CEO da Instivo e diretor da Vertical Varejo da ACATE, Gabriel Fernandes, e a facilitação do head do Learning Hub da IRIS, Rodrigo Santiago e da fundadora da Socioambientalize, Mariana Dettmer.

Além de apresentar o ecossistema IRIS, Rodrigo falou sobre as mudanças de paradigmas que vivemos na sociedade e como isso se reflete nas organizações e no setor do Varejo. Com os novos perfis e hábitos de consumo, o executivo ressaltou que tão importante quanto identificar os desafios é conhecer as oportunidades. “As organizações precisam ir além das pautas tradicionais do ESG. Negócios regenerativos trazem impactos positivos de forma sistêmica, em toda a cadeia de valor. É um contexto que demanda também um novo perfil de liderança, com competências que promovam reconexão, menos mecanicistas e mais sistêmicas”, explicou.

As iniciativas inovadoras nos contextos social e ambiental do Portobello Grupo ganharam destaque pela atuação abrangente e ao mesmo tempo específicas, considerando objetivos compartilhados e necessidades individuais de cada unidade da companhia. Para Rommanel, o PlanoESG é um pilar estratégico do negócio, com o envolvimento do Comitê Executivo e a criação do Comitê de Sustentabilidade, que coordena as ações de todo o Grupo, é um diferencial para que as ações tenham unidade e relevância.

Outro aspecto fundamental para as práticas sustentáveis é a educação e o engajamento não só dos colaboradores, mas também de parceiros. “Nossos produtos ganham vida por meio dos especificadores – arquitetos e designers. Compartilhar informação e trocar conhecimento com esse público, favorece o entendimento e a valorização de termos um produto ou uma loja sustentável”. 

PROJETO SUSTENTÁVEL NO SUL DO PAÍS GANHA RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

A Portobello Shop é a unidade de varejo do Portobello Grupo e conta, atualmente, com 160 lojas, sendo 30 delas de operação própria. Uma destas lojas, a Portobello Shop Jardim Social, localizada em Curitiba (PR), alcançou um marco histórico ao se tornar a primeira edificação no mundo a receber a certificação LEED O+M V5 Platinum, com 84 pontos após avaliação de oito categorias. O reconhecimento foi concedido pelo US Green Building Council, durante a Convenção Mundial Greenbuild, na Filadélfia (EUA), em novembro passado. 

Em termos de eficiência energética, o projeto envolveu a avaliação e a otimização do consumo de energia nos sistemas de ar condicionado, iluminação e equipamentos, além da incorporação de soluções de energia renovável, como painéis solares. Para o gerenciamento de água, foram implementados sistemas de coleta e reutilização de água da chuva, além de tecnologias de baixo consumo e monitoramento contínuo da qualidade da água.  O projeto contou com o apoio de consultoria da Petinelli, empresa de engenharia líder no Brasil em desempenho e bem-estar de edifícios, com sede em Curitiba e responsável por mais da metade das certificações LEED Platinum no mercado brasileiro.

A certificação LEED O+M V5 foi obtida graças à implementação de soluções práticas de operação, manutenção e melhoria contínua, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e melhorar a eficiência do uso de recursos ao longo da vida útil do edifício, focando em diversas áreas-chave de sustentabilidade. 

“Por atuar em rede, replicar boas práticas e modelos se torna mais simples. Mas, para outros negócios, ter a sustentabilidade como uma premissa desde o momento zero faz com as práticas sejam naturalizadas”, concluiu Romael.

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