Clima tenso marca primeiro encontro oficial de lideranças em Aparecida

Felipe Cardoso e Francisco Costa

A nova sede da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia será inaugurada nesta segunda-feira (24), às 17h30. Na ocasião, adversários no pleito ao Paço de 2024 marcarão presença: o prefeito Vilmar Mariano (União Brasil), que teve o sonho da reeleição recentemente preterido pela base governista; e o pré-candidato do bolsonarismo no município, o deputado federal Professor Alcides (PL). 

Além disso, o ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB) também estará no evento. O ex-gestor é peça fundamental nas eleições de Aparecida de Goiânia, mas sua posição só se tornou ‘mais clara’ com a saída de cena do atual prefeito e, consequentemente, a entrada da aposta da base na ‘pré-campanha’, Leandro Vilela. 

Até a última sexta-feira, o comentário, nos bastidores, era de que Mendanha poderia deixar o município para focar na campanha do pré-candidato da base caiadista em Goiânia, o empresário Sandro Mabel (MDB). Com um novo nome no páreo, a expectativa é que Mendanha fique mais ‘entusiasmado’ com a possibilidade de derrotar Alcides, que lidera as pesquisas e detém uma ampla vantagem.  

Lideranças da política local acreditam que Gustavo pode atuar de maneira significativa pelo correligionário, Leandro Vilela. O sobrinho do ex-prefeito Maguito Vilela (MDB) passou de plano B para plano A na última semana. 

Mas ainda sobre a inauguração da nova sede da Câmara, outros nomes que estão confirmados para o evento são: o vice-governador Daniel Vilela (MDB), o presidente da Casa de Leis, vereador André Fortaleza (PL), que vai caminhar com Professor Alcides rumo à prefeitura de Aparecida. Apesar do encontro de opostos, o clima tende a ser amistoso. 

Nova Câmara

A sede própria da Câmara de Aparecida é um sonho antigo. A execução passou por vários presidentes do parlamento aparecidense. Ela teve início com o vereador João Antônio, falecido em 2017, passando pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha, até o atual prefeito Vilmar Mariano, mas finalizando com André Fortaleza.

As obras, que começaram oficialmente em 2018, chegaram a ser paralisadas em agosto de 2020, mas retomadas em janeiro de 2023. O custo, nessa fase, foram cerca de R$ 22 milhões, financiados pelas economias do próprio parlamento, nesta gestão. 

Até então, a Câmara sempre funcionou em locais alugados. Este prédio está situado na Rua Gervásio Pinheiro, QD APM-2, Setor Solar Central Park. Nas redes sociais, Fortaleza comemorou a finalização da obra. “Com a economia que fizemos, com gestão planejada, vamos entregar a sede própria do Parlamento.” 

Forças políticas no evento que estarão no pleito de 2026

Prefeito Vilmar Mariano (União Brasil);

Deputado federal Professor Alcides (PL);

Presidente da Câmara Municipal, vereador André Fortaleza (PL);

Ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB);

Vice-governador Daniel Vilela (MDB).

O post Clima tenso marca primeiro encontro oficial de lideranças em Aparecida apareceu primeiro em OHoje.com.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.