Tendências que fazem sentido para o sucesso da sua marca em 2025

A expressão do ano, escolhida pelo Dicionário Oxford, é Brain Rot, que pode ser traduzido como podridão cerebral, e é caracterizado pela deterioração mental causada pelo excesso de conteúdos superficiais nas redes sociais.

Todos estamos percebendo um aumento absurdo na quantidade de conteúdo absolutamente sem sentido, muitas vezes gerado por IA, para preencher a mente das pessoas com praticamente nada, o tempo todo, tudo ao mesmo tempo, agora.

E isso se reflete também nas recomendações de tendências de tecnologia, marketing, moda e tudo mais que aparece nesta época de fim de ano. Para não se perder na hora de analisar as tendências, é importante ter cuidado e critério. O excesso de estímulos, de possibilidades e de tendências pode gerar uma sensação de paralisia na decisão de quem está à frente dos negócios.

Então, muito cuidado com tendências mirabolantes, que prometem caminhos para o sucesso imediato, e que parecem receitas prontas.

Atenção para perceber o que realmente faz sentido para os seus negócios. Filtrar, editar, selecionar com cautela. E não se deixe levar por qualquer modinha ou trens de tia Tok, ou o que quer que seja.

Gestão estratégica de marca é coisa séria. Marketing é coisa séria.

Não adianta sair fazendo qualquer coisa de qualquer jeito. Pensar e agir estrategicamente vai economizar esforços e realmente fazer a diferença.

Então, se uma tendência diz que, por exemplo, as marcas precisam aumentar a quantidade de conteúdo em 2025. Tome cuidado, e analise com muito critério se realmente isso faz sentido para a sua marca, no seu mercado, no momento atual. Porque senão, o que veremos em 2025 será ainda mais ruído, mais estímulos vazios, mais Brain Rot.

Evite a deterioração mental da sua marca, cuidando com muita atenção dos pontos de contato com as pessoas, entendendo o que elas querem e realmente precisam. Entender para atender melhor não vai sair de moda.

E evite também fazer uma série de ações descoordenadas, atirando para todos os lados. Porque, como vimos nos procedimentos estéticos, o que começa como uma ideia de harmonização facial acaba virando demonização facial quando as coisas não são equilibradas… Vale para um rosto bonito, vale para a sua marca.

É importante lembrarmos do conceito de contra-tendência. Quando uma tendência extrapola demais para um lado, a contra-tendência entra para compensar esse excesso. Em tempos de estímulos sem fim, a contratendência pode e deve ser construir diálogos mais profundos com os seus públicos. Menos pula-pula de conteúdo, mais conversas que fazem sentido.

Pense nisso, e veja o que realmente faz sentido para a sua marca. Independente das tendências, é a sua sensibilidade na gestão é que vai fazer a diferença.

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