Fim de ano, balanço e promessas

Fim de ano é tempo de balanço, reavaliar as promessas cumpridas, não cumpridas e metas não atingidas. É curioso notar a reação das pessoas quando se avaliam. Alguns se cobram muito e, por maior que seja o êxito, acham que poderia ter sido melhor. Outros supervalorizam os pontos positivos e ignoram os negativos. Tem de tudo: os que descobrem pancreatite, tomam xarope e dizem que está tudo bem, os que se desesperam com uma simples unha encravada, os sortudos que perdem o voo no avião que cai e os azarados que só encontram a aposta da Mega Sena premiada após o prêmio prescrever. O humano é um bicho complicado.

2024 foi um ano difícil para Xavier. Paranaense, 44 anos, viúvo, 2 filhos, é excelente vendedor, bom sujeito, bom amigo, contas em dia e não falta ao trabalho. No fim de 2023, conheceu Anita na agência de acompanhantes. Pediu a belezura de 22 aninhos em namoro e ela disse sim, sem pestanejar! Propôs o casamento para maio, pois é homem maduro e quer filhos. Ela topou. Finalmente, a sorte lhe sorriu!

Xavier comprometeu-se com poucos objetivos para o novo ano: perder 6 quilos; assumir a gerência de vendas em janeiro; cirurgia de reversão da vasectomia em abril; casar-se com Anita em maio, com Lua de Mel em Paris. Poucos objetivos, nada muito complicado.

A cirurgia foi tranquila e os resultados dos exames pós operatórios perfeitos. O casamento rolou, com festa parcelada em 6 vezes no cartão. Pagou a primeira antes de viajar, mas não viajou. A agência faliu, deu calote na empresa aérea e as reservas caíram. Perdeu o dinheiro e a viagem romântica. O jeito foi ficar em casa acompanhando os pintores que atrasaram o serviço, mas esses pequenos percalços não atrapalhariam a felicidade do casal.

O paranaense saiu-se bem como gerente de vendas. No terceiro mês, já batia todas as metas. E pensar que seu teste de Q. I. no Facebook deu negativo! 

No início de julho, Anita sentiu-se mal e Xavier levou-a ao Pronto Socorro, onde constataram que ela não está doente, mas grávida de gêmeos que nascerão em outubro. Xavier ficou tão feliz que nem atentou para a gestação de apenas 5 meses e começou a se preparar para a chegada das crianças. Para aumentar a renda, vai trabalhar em dobro, inclusive aos sábados.

Anita resolveu fuçar o celular do marido enquanto ele estava no banho e leu mensagem comprometedora de uma possível amante. A briga começou com Xavier ainda ensaboado e não adiantou jurar que é fiel e nunca teve amantes. Para ela, a assinatura não deixa dúvidas: Cláudia Sua Amante!

O barraco foi grande e chegou aos ouvidos do senhor Paranhos, dono da empresa, casado com Eva Dias, muito mais nova que ele, e mãe de Cláudia. Chico Paranhos é tão feio que faz cebola chorar, mas tem princípios e valores, e isso é o que importa: valores no banco e princípios de infarto. Eva Dias cobrou um bom cargo para a filha e Cláudia se tornou assistente do gerente de vendas. Ao saber do caso, exigiu a demissão Xavier, que continua jurando inocência.

Claudia foi à casa de Xavier se explicar, no momento em que Anita, armada, discutia ferozmente com o marido. Disparou duas vezes, acertou Xavier na perna e Claudia na cabeça. O resgate demorou, mas chegaram vivos ao P. S. Na cirurgia para retirar a bala, descobriram câncer ósseo na canela. Claudia não resistiu.

Antes que digam que Xavier e Claudia cometeram um só erro, porém imperdoável, na Audiência de Custódia Anita soube que a mensagem era profissional e o corretor ortográfico trocou Claudia Sue Avanti, o nome real, por Claudia Sua Amante. Mas agora Inês é morta. Ou Cláudia é morta e Anita responde por homicídio.

Xavier, na cadeira de rodas, disse que perdoa a esposa, mas ela quer o divórcio, que só acontecerá após o veredito do Tribunal do Juri. Anita comentou: Foi bom enquanto nunca começou, mas não consigo fazer nem um divórcio dar certo.

A demissão fez com que os melhores clientes trocassem de fornecedor. Prejuízo para a empresa e processo contra Xavier. No exame demissional, o doutor Ivo questionou os diagnósticos, mas liberou a rescisão. 

Em casa, desempregado e sem a esposa prestes a parir, Xavier abriu um envelope contendo raio-X, ultrassom e carta do doutor Ivo: “Prezado, notei falhas nos seus exames. O laboratório trocou os resultados e a cirurgia de reversão de vasectomia não foi bem sucedida. Você terá de refazê-la se quiser ser pai outra vez. Também houve erro no diagnóstico do pronto socorro.” 

As pessoas que se ferram, sempre se ferram, e nunca vão a lugar algum. Em 2024, Xavier perdeu o emprego, o casamento fracassou, o divórcio idem e não verá os gêmeos tão cedo. O senhor Paranhos quis readmiti-lo, mas a empresa faliu. E seu time, o Athlético Paranaense, foi para a série B. 

Nem tudo é notícia ruim. Ele não tem câncer! Pena terem amputado a perna apressadamente. A prótese chega em janeiro. Vai aguardar o ano novo sem esposa, sem os gêmeos, sem emprego, sem uma perna e com seu time rebaixado. Ah! Daqueles 6 quilos que quer perder, só faltam 9. Feliz 2025!

O post Fim de ano, balanço e promessas apareceu primeiro em Jornal Tribuna.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.