Confira a dos resultados do Enem

Os vestibulandos que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2024, nos dias  3 e 10 de novembro, poderão conferir os resultados da prova nesta segunda-feira (13) na página de participantes do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Com a nota dos exames os estudantes podem se inscrever em programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade Para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O Enem representa o principal caminho para as universidades e as inscrições para o Sisu estarão abertas de 17 a 21 de janeiro. O calendário do Prouni e do Fies ainda não foi revelado.

 

Conheça os programas que utilizam a nota do Enem

 Sisu

O Sisu é uma das ferramentas utilizadas no processo de seleção de instituições públicas e federais. Para se inscrever, o aluno precisa realizar o Enem e alcançar uma pontuação superior a zero na redação.

 

No Sisu, o aluno pode se candidatar em até duas opções de curso, podendo conquistar uma vaga através da chamada regular ou participar de uma lista de espera, dependendo da pontuação obtida no Enem.

 

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece aos alunos que realizaram o Enem a chance de obter uma bolsa de estudos integral ou parcial em universidades privadas. Para se inscrever no programa, o candidato deve atingir uma pontuação mínima de 450 pontos na média das provas do exame, sem zerar a redação.

 

A pontuação do candidato é baseada nas duas edições anteriores do exame, ou seja, quem fez o Enem em 2023 e 2024 pode se inscrever no Prouni em 2025. O sistema utiliza a pontuação mais elevada obtida pelo aluno.

 

O candidato  que tem interesse em conseguir uma bolsa integral deve comprovar a renda familiar bruta mensal, de até um salário mínimo e meio, por pesssoa. Para obter uma bolsa parcial, também é necessário comprovar uma renda familiar mensal de até três salários mínimos por indivíduo.

 

Fies

Para conseguir financiamento para cursos de graduação em universidades privadas, o aluno deve comprovar uma renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos, além de não ter zerado a redação e ter uma pontuação média de 450 pontos. O candidato tem a opção de usar resultados de exames anteriores, até 2010, e o sistema utiliza a pontuação mais elevada. A proporção do financiamento muda conforme a renda familiar do aluno que se inscreveu no programa.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.