Trump autoriza prisões de imigrantes em escolas e igrejas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revogou nesta terça-feira (21) uma medida do governo de Joe Biden que proibia a prisão de imigrantes em situação irregular em locais considerados sensíveis, como escolas, hospitais e igrejas.

Com a revogação, as autoridades responsáveis pela identificação, apreensão e deportação de imigrantes irregulares agora têm permissão para acessar esses locais à procura de pessoas que estejam nos EUA sem documentação. O diretor interino do Departamento de Segurança Interna, Benjamine Huffman, afirmou que “criminosos não poderão mais se esconder em escolas e igrejas do país”. Huffman também revogou diversas moratórias implementadas pelo governo Biden, que permitiam que centenas de milhares de imigrantes em situação irregular permanecessem nos Estados Unidos.

No seu primeiro dia de retorno ao cargo, Trump assinou uma série de decretos focados no endurecimento das políticas de imigração, sendo o mais controverso aquele que suspende a cidadania americana para filhos de imigrantes ilegais nascidos nos EUA.

O decreto, que faz parte da estratégia de Trump contra a imigração e deve ser um dos pilares do novo governo, vai de encontro à Constituição dos Estados Unidos. Como resultado, ao menos 22 estados governados por democratas recorreram à Justiça contra o governo federal, buscando anular a medida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.