Conferências regionais debatem o desenvolvimento do setor de TI em Santa Catarina

Série de encontros, que começou nesta quarta em Blumenau, é parte do programa SC Mais Inovação, que busca conectar demandas das quatro “hélices” do ecossistema: sociedade, academia, mercado e setor público. / Foto: Eduardo Valente (SECOM)


[FLORIANÓPOLIS, 23.01.2025]
Redação SC Inova, com informações do Governo do Estado

Blumenau foi palco nesta quarta-feira, 22.01, da primeira Conferência Microrregional de Inovação do programa SC Mais Inovação, uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e executada pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). 

A programação incluiu visitas a empresas locais e a troca de experiências com o setor produtivo. O SC Mais Inovação, lançado em outubro de 2024, tem como metas o fortalecimento da inovação e tecnologia no estado, com a geração de 86 mil empregos no setor e o aumento da participação do empreendedorismo inovador e tecnológico no PIB catarinense, de 7,5% para 10%.

“Estamos dando um grande passo para transformar a inovação em uma das forças motrizes do crescimento econômico de Santa Catarina. Este programa é uma ponte entre o governo, a academia, o setor produtivo e a sociedade civil, que juntos podem criar soluções inovadoras para os desafios do presente e do futuro”, afirmou o governador Jorginho Mello, durante a conferência realizada no Centro de Inovação de Blumenau (CIB).

A região do Vale do Itajaí, reconhecida como um polo industrial e de inovação, foi o cenário ideal para o evento. Durante a conferência, foram discutidas estratégias para mapear demandas e oportunidades que fomentem o avanço de tecnologias e soluções sustentáveis, impulsionando o crescimento econômico e social da região e de Santa Catarina como um todo.

Para o secretário de Estado da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, as conferências microrregionais tem o objetivo de conectar os atores das quatro hélices da inovação: sociedade, academia, governo e mercado. “Essa conexão é um pilar para o desenvolvimento econômico do Estado e fundamental para o programa que trará um novo paradigma para a economia catarinense”.

Após a conferência em Blumenau, o programa segue com eventos nos dias 23, em Rio do Sul, no auditório do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI), e no dia 24, em duas cidades: pela manhã em Curitibanos, na Associação Empresarial do município, e à tarde em Campos Novos, no auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). 

“Este é um momento importante para aproximar a academia, o setor produtivo e a sociedade civil em busca de soluções inovadoras que impulsionem o desenvolvimento regional e estadual”, resume a residente da Acafe, Luciane Ceretta.

LEIA MAIS:

SC é vice-líder no Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento

The post Conferências regionais debatem o desenvolvimento do setor de TI em Santa Catarina appeared first on SC Inova.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.