‘Oscar nunca vai rolar’, disse Fernanda Torres 27 anos antes da indicação

Fernanda Torres, atriz brasileira de renome, vive um momento marcante em sua carreira ao ser indicada ao Oscar de melhor atriz por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. A conquista ocorre quase três décadas após uma declaração da artista, durante entrevista ao programa Roda Viva em 1998, em que afirmou não acreditar na possibilidade de alcançar tal reconhecimento.

Fernanda Torres em entrevista de 1998

No vídeo que viralizou recentemente nas redes sociais, Fernanda, então com 32 anos, relembrou uma conversa com seu tio Paulo. Após vencer o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes por Eu Sei que Vou te Amar (1986), ele manifestou o desejo de vê-la no Oscar. Na ocasião, Torres respondeu de forma descrente: “O Oscar não vai rolar nunca”.

A fala espontânea ganhou destaque com o anúncio de sua indicação à premiação de 2025. Além de sua categoria, o longa Ainda Estou Aqui também concorre como melhor filme e melhor filme internacional. Essa é a segunda vez que uma brasileira é indicada ao Oscar de melhor atriz. A primeira foi Fernanda Montenegro, mãe de Torres, por sua atuação em Central do Brasil (1999), também dirigido por Salles.


A repercussão na internet trouxe uma enxurrada de comentários bem-humorados e celebrações à trajetória da atriz. Muitos seguidores brincaram com a declaração de 1998, chamando-a de “totalmente equivocada”. Outros exaltaram o feito histórico de mãe e filha alcançarem o mesmo reconhecimento internacional.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.