Proposta de semipresidencialismo é protocolada na Câmara com apoio de 181 deputados

Uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui um sistema de governo semipresidencialista foi protocolada na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (6/2). Isso significa que, a partir de agora, a proposta pode começar a tramitar na Casa.

O texto, apresentado pelos deputados Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) e Lafayette Andrada (Republicanos-MG), recebeu o apoio de 181 parlamentares, superando o mínimo de 171 assinaturas necessárias para ser oficialmente apresentada.

A proposta foi impulsionada pelo futuro presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que, em seu discurso de vitória, demonstrou simpatia ao modelo semipresidencialista.

Leia mais: Decreto de calamidade gera embate entre Câmara e Prefeitura de Formosa

No entanto, a PEC não teve apoio de deputados do PT, que preferiram não assinar o texto por não conhecer a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o assunto.

A maior parte das assinaturas veio de partidos do centrão, com destaque para Republicanos (36), União Brasil (28), PP (22) e PSD (16). O PL, partido de oposição ao governo, contribuiu com 33 assinaturas.

Com o

Adicionar aos favoritos o Link permanente.