Perdi 30 quilos em um ano: conheça os apps e ferramentas que usei

Corrida de domingo

(Crédito da imagem: Android Central)

Nesta coluna semanal, o editor de wearables do Android Central, Michael Hicks, fala sobre o mundo dos wearables, aplicativos e tecnologia de fitness relacionados à corrida e à saúde, em sua busca para ficar mais rápido e em forma.

Em julho passado, descobri que havia chegado a 225 quilos – quase “obeso” para minha altura – tendo ganhado mais de 20 quilos em três anos. Depois disso, decidi mudar meu estilo de vida para voltar ao peso pré-COVID, mas acabei caindo ainda mais, pois atualmente estou com 192 quilos. E toda a minha perda de peso ocorreu sem usar uma dieta rigorosa ou aplicativos de nutrição, mas com a ajuda de alguns itens tecnológicos úteis.

Meu ganho de peso me pegou de surpresa. Corri consistentemente ao longo dos meus 20 e 30 anos, e um estilo de vida de caminhadas intensas em Boston e Nova York manteve meu corpo bem saudável. Nunca tive consciência de conceitos adultos como alimentação restrita, mesmo quando meu metabolismo diminuiu, meu ritmo caiu em minutos por milha, e minha barriga e pneuzinhos cresceram constantemente.

A pandemia e esse trabalho sedentário de redação foram os pontos críticos, mas eu não percebi. Continuei aumentando minha quilometragem de corrida, terminando duas maratonas (muito lentas) em 2022 com a suposição de que meu esforço compensaria em perda de peso. Em vez disso, a corrida pouco ajudou e os quilos extras causaram uma lesão no pé na primavera de 2023.

Esse foi o catalisador para meus esforços de perda de peso, e tratei julho de 2023 como um momento de resolução de meio de ano para mudar as coisas. Um ano depois, valeu a pena! Então, para qualquer outra pessoa atualmente em uma pequena crise de perda de peso, pensei em compartilhar minha estratégia para as ferramentas tecnológicas que usei para me manter no caminho certo — e por que não precisei de aplicativos de dieta para mudar minha perspectiva alimentar.


Isenção de responsabilidade: não sou especialista em perda de peso ou nutricionista. Estou simplesmente mostrando uma solução que encontrei para mim mesmo e espero (mas não posso garantir) que funcione para outras pessoas.

Uma escala com dados de composição corporal

Uma balança de 15 libras fica no Withings Body Smart.  O ícone Olhos Fechados é exibido no visor.

(Crédito da imagem: Michael Hicks / Android Central)

Primeiro, você precisa de uma ferramenta para monitorar seu progresso. Não sou especialista em balanças inteligentes, mas gosto do Withings Body Smart para monitorar gordura corporal, músculos, gordura visceral, taxa metabólica basal, hidratação e algumas outras métricas. Também possui modo de pesagem “Olhos Fechados”, mas aprendi a não deixar um peso maior me decepcionar.

Minha estratégia era me pesar de forma consistente duas vezes por semana, quarta/quinta e sábado/dom. Pesar-se diariamente coloca muita ênfase obsessiva em tudo o que você faz em um determinado dia. Mas pesar uma vez por semana deixa você sem contexto para saber se esses dados são precisos ou apenas um acaso.

Aqui está o que quero dizer: desde o início de 2024, perdi 12 libras. Mas em todas as pesagens, meu peso caiu 26 vezes, subiu 18 vezes e se estabilizou duas vezes.

(Crédito da imagem: Android Central)

Às vezes, ganhei ou perdi peso apenas com base no ganho muscular ou na hidratação, enquanto minha gordura corporal permanecia a mesma. Mais frequentemente, eu perdia gordura corporal após um treino intenso e, então, meu corpo naturalmente adicionava um pouco de gordura nos dias seguintes.

Minha tendência foi de queda de 25% para 19% de gordura corporal, mas pesagens frequentes me ajudaram a ver como meu corpo flutua naturalmente e me ajudaram a não ficar muito deprimido (ou otimista demais) por causa de um ponto de dados. Contanto que você esteja confiante em sua estratégia de condicionamento físico e nutrição, as coisas devem valer a pena no longo prazo.

Qualquer smartwatch (é tudo uma questão de etapas)

Um gráfico de sequência de caminhada de 31 dias no Garmin Forerunner 965, que está em cima de um par de sapatos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.