Procura por banho aumenta para o Dia de Santo Antônio

Repleto de história e cultura, o Mercado do Ver-o-Peso, em Belém, é um tesouro de tradições amazônicas. Entre elas, destacam-se as erveiras e suas receitas de banhos de cheiro, uma prática que promete desde atrair prosperidade até conquistar um grande amor. Com a proximidade do Dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho, conhecido como o santo casamenteiro, a busca por esses banhos aumenta, especialmente entre aqueles que desejam encontrar ou manter um amor.Ao lado da mãe, a erveira Miracir Silva, 58, começou as atividades há 45 anos. Hoje ela compartilha essa tradição com seus filhos e sobrinhos, e todos seguem na caminhada de vender e manipular os produtos. “Aqui é uma cultura que vai passando de geração em geração. E não é só vender, precisamos manipular transmitindo as energias para entregar nossos banhos prontos. Cada banho preparado é carregado de energias que transmitem os pedidos dos consumidores. Muitos clientes voltam para dizer que os banhos deram certo, o que é muito gratificante”, conta Miracir.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:Belém: festividade de Santo Antônio traz extensa programaçãoSaiba qual o santo de proteção de cada signo nesta semanaConheça a história de São Jorge: quem foi o santo guerreiro?Izabel Souza, de 43 anos, trabalha com ervas desde os 11 anos de idade. A história dela começou como uma herança de gerações, passando de sua bisavó para a avó, que terminou em familiares como ela. “Comecei muito jovem, seguindo os passos das que me antecedem. Vender ervas não é apenas um trabalho, é uma missão de passar energias positivas para os clientes”, afirmou.

Izabel fala que os pedidos mais procurados no mês de junho são o banho de cheiro e os banhos atrativos. Em outros períodos, banhos de descarrego. “Especialmente as pessoas que estão em busca de namorado nos relatam quando conseguem algum pretendente. Assim como as mulheres que, por exemplo, tomam banho para permanecer em algum relacionamento”, complementa.Quer ler mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!Ao lado, a irmã de Izabel, a erveira Edileia Telles, 59, tem quase 40 anos de experiência com ervas. Para tornar as ervas o seu sustento, carrega uma história de fortalecimento feminino e herança do conhecimento familiar. “Nossa tradição vem da minha avó, que passou para minha mãe e agora para nós. Para vender, antes de tudo, precisei experimentar; sei que funcionam”, diz.Bernadete Freire Costa, mais conhecida como Beth Cheirosinha, tem 74 anos e carrega uma disposição e felicidade ao descrever seu trabalho. Para ela, os banhos são essenciais em vários pontos da vida, seja para desestressar ou até para atrair dinheiro. “Essa atividade vem da minha avó e hoje somos 80 barracas espalhadas, a minha é resultado da quinta geração na minha família. Cada uma de nós tem uma fórmula diferente”, explica.“Para os solteiros (as) que querem encontrar a pessoa amada, o banho de Santo Antônio não tem erro. Aqueles que não gostam do banho em si, recomendo que usem o perfume do banho na hora de ir para uma festividade em busca do amado (a)”, indica Beth.A autônoma Crislene Fiel, de 36 anos, é uma fiel consumidora dos banhos de cheiro. Segundo ela, sempre que as coisas tendem a seguir um rumo não esperado, é nos banhos que encontra o conforto de que tudo ficará bem. “Uso banhos desde criança. O que mais uso é o banho de descarrego e o chama freguês para a venda que tenho no Ver-o-Peso. Funciona imediatamente e traz resultados assertivo”, afirma Crislene. Ela recomenda a todos que experimentem os banhos, especialmente os atrativos durante as festas juninas.BanhoPara aqueles que querem uma companhia para comemorar o Dia dos Namorados, Miracir Silva compartilha uma receita simples de banho de ervas, que pode ser feita em casa.Ingredientesprimeiro um banho de raio do sol, que é para limpeza e tirar as energias negativas e, após o primeiro passo, usar o tão famoso banho de Santo Antônio e complementá-lo com o agarradinho, pega-rapaz, chega-te a mim, erva-chama, manjericão, estoraque e priprioca.PreparoLave as ervas, macere-as e adicione a essência. Tome o banho na véspera ou no dia de Santo Antônio.InstruçõesPermaneça com o banho por 24 horas para melhores resultados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.