Musk quer antecipar fim da Estação Espacial Internacional – 24/02/2025 – Ciência


O CEO da SpaceX, Elon Musk, quer acelerar o fim da Estação Espacial Internacional. Em postagem no X, ele defendeu que a ISS seja retirada de órbita dentro de dois anos, em vez da meta atual de cinco anos.

“A decisão cabe ao presidente, mas minha recomendação é o mais rápido possível”, escreveu Musk na última quinta-feira (20). Ele argumentou que a ISS “cumpriu seu propósito” e que ela tem pouca utilidade.

Musk, então, reiterou seu plano final: “Vamos para Marte”.

Construída em parceria com as agências espaciais do Canadá, Europa, Japão e Rússia, a estação espacial tem sido um pilar das iniciativas da Nasa nas últimas três décadas, servindo como o local principal onde os astronautas vivem e conduzem pesquisas em órbita.

Desde novembro de 2000, a ISS sempre teve pelo menos um membro da tripulação a bordo o tempo todo.

Em 2021, a administração Joe Biden estendeu a vida útil planejada da ISS até o final de 2030 e, em junho passado, concedeu à SpaceX de Musk um contrato de US$ 843 milhões para desenvolver uma espaçonave que poderia se acoplar à ISS e guiá-la para fora da órbita. Isso faria com que a ISS se desintegrasse ao atravessar a atmosfera.

A SpaceX é uma grande parceira no programa da ISS, com contratos da Nasa para transportar astronautas e carga para a estação.

Musk fez o comentário em meio a uma série de postagens sobre política espacial.

Em resposta às postagens de Musk, a Nasa disse que seus planos atuais “prevêem o uso da Estação Espacial Internacional e de futuras estações espaciais comerciais em órbita baixa da Terra para realizar ciência inovadora, bem como servir de campo de treinamento para missões tripuladas à Lua e Marte”.

Um porta-voz da Nasa disse que a agência está ansiosa “para saber mais sobre os planos da administração Trump para ela” e para “expandir a exploração para o benefício de todos”.

Como líder do esforço de corte de custos do governo, Musk se estabeleceu como um dos principais conselheiros de Donald Trump.

Respondendo a uma pergunta sobre conflitos de interesse envolvendo Musk e suas empresas, Trump disse na terça-feira (18) que não permitiria que o aliado participasse de trabalhos no governo relacionados ao espaço.

Se Trump seguir a recomendação de Musk, encerrar o programa da ISS antes do previsto pode se tornar um tema delicado para tratar com membros do Congresso, que são responsáveis por financiar os programas da Nasa.

O senador Ted Cruz, republicano do Texas que preside o Comitê de Comércio, Ciência e Transporte do Senado, recentemente pediu um foco renovado na ISS e no desenvolvimento de estações espaciais comerciais em órbita baixa da Terra.

“Uma das minhas principais prioridades a curto prazo é garantir que não cedamos a liderança americana na órbita baixa da Terra”, disse Cruz em 12 de fevereiro em uma conferência do setor em Washington DC. “Investimos mais de US$ 100 bilhões na Estação Espacial Internacional, e seria imprudente enviar prematuramente toda essa infraestrutura e todos esses dólares de impostos para o fundo do oceano.”

Em preparação para a aposentadoria da ISS, a Nasa está financiando o desenvolvimento de estações espaciais comerciais que os astronautas poderão visitar no futuro. A agência planeja firmar contratos para essas substituições da ISS em 2026.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.