Eclipse lunar total ficará visível em Goiás; veja quando

Os amantes da astronomia terão um motivo especial para virar a noite na madrugada do dia 14 de março. Um eclipse lunar total, um dos fenômenos mais impressionantes do céu noturno, poderá ser observado em Goiás e em todo o Brasil. Durante o evento, a Lua ganhará uma tonalidade avermelhada, dando origem ao apelido popular de “Lua de Sangue”.

O espetáculo começa às 00h57 (horário de Brasília), com a fase penumbral, quando a Lua começa a atravessar a sombra mais externa da Terra. Às 3h26, tem início a fase total do eclipse, momento em que o satélite estará completamente coberto pela sombra terrestre e assumirá a tonalidade avermelhada. Essa etapa dura quase uma hora, se estendendo até as 4h21. Após esse período, a Lua começará a sair gradualmente da umbra, voltando à sua coloração normal.

Diferente dos eclipses solares, que exigem proteção especial para observação, o eclipse lunar total pode ser visto a olho nu, sem a necessidade de equipamentos. No entanto, para aproveitar melhor a experiência, é recomendado estar em um local com pouca poluição luminosa, longe da iluminação urbana.

O que causa a “Lua de Sangue”

O eclipse lunar total acontece quando a Terra se alinha entre o Sol e a Lua, impedindo que a luz solar atinja diretamente o satélite. A Lua, então, entra na umbra — a parte mais escura da sombra da Terra. No entanto, em vez de desaparecer no céu, ela assume tons avermelhados devido à refração da luz solar na atmosfera terrestre. Esse fenômeno é o mesmo que deixa o céu alaranjado durante o pôr do sol.

A coloração exata da Lua durante um eclipse pode variar de acordo com as condições da atmosfera terrestre no momento. Se houver muitas partículas em suspensão, como poeira vulcânica ou poluição, a tonalidade pode ficar mais intensa, variando entre o laranja e o vermelho escuro.

Eclipse

Onde o eclipse será visível

O fenômeno poderá ser observado em toda a América do Sul e do Norte. No entanto, nem todas as regiões do planeta terão a mesma visibilidade do evento. Em partes da Ásia e da Austrália, será possível ver apenas o início do eclipse, enquanto na Europa e na África, os observadores poderão acompanhar apenas a fase final.

Próximos eclipses lunares

Para quem não quiser perder a chance de observar um eclipse lunar total do Brasil, o evento de março será a melhor oportunidade do ano. O próximo fenômeno desse tipo ocorrerá em 7 de setembro de 2025, mas não será visível no país. Ele poderá ser observado apenas na Austrália, Ásia, África e Europa e terá duração de 1 hora e 22 minutos, sendo o mais longo desde 2022.

Já os próximos eclipses lunares parciais ou penumbrais ocorrerão antes disso, mas sem o efeito intenso da “Lua de Sangue”.

 

 

 

 

 

Leia também: Cientistas afirmam que a Terra está se partindo ao meio

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.