Carnaval deve atrair mais de 53 milhões de pessoas em todo o país


O Carnaval deste ano deve atrair mais de 53 milhões de foliões por todo o Brasil. O número representa um aumento de 8% em relação ao ano passado, segundo uma estimativa do Ministério do Turismo, que teve como base os dados das secretarias de turismo estaduais.

A principal vitrine do Carnaval brasileiro no exterior, o Rio de Janeiro, espera receber 8 milhões de foliões. A capital carioca vai contar com 482 blocos para animar o público em vários pontos da cidade, são 32 blocos a mais que no ano passado, de acordo com a RioTur.

Na Bahia, a expectativa é de 3,5 milhões de turistas. Em Salvador, a folia de rua deve receber 850 mil turistas nos circuitos tradicionais Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Avenida) e Batatinha (Pelourinho), segundo o Observatório do Turismo da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA).

Em São Paulo, a estimativa é de 4,5 milhões de foliões em todo o estado. A capital paulista espera receber o maior público com 767 blocos de rua, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur).

O governo de Minas Gerais espera um aumento de 10% em relação ao ano passado, que registrou um público de 12 milhões. Os destinos preferidos são Belo Horizonte, que atrai um público maior todo ano, e cidades que misturam animação com cultura popular, como a histórica Ouro Preto, além de Diamantina e Tiradentes.

Outro destaque é Pernambuco, com dez dias de folia, a expectativa é superar os números do ano passado, que registrou 2.3 milhões de turistas.

Ainda no Nordeste, a Paraíba estima cerca de 500 mil foliões. Já em Fortaleza, capital do Ceará, a expectativa é de mais de 184 mil pessoas, um aumento de 13% em relação ao ano passado. O Maranhão espera receber 4 milhões de foliões.

No Pará, são aguardadas cerca 850 mil pessoas espalhadas pelo interior do estado, em cidades como Óbidos, Cametá e São Caetano de Odivelas. O estado também é tema do enredo da escola de samba carioca Acadêmicos do Grande Rio “Pororocas e Parawarras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, que celebra o estado.

O Sul do país também se prepara para a folia. Em Santa Catarina, a cidade de Florianópolis espera receber mais de 1 milhão de turistas. Já o Paraná, a expectativa gira em torno de 500 mil a 1 milhão de foliões, em Guaratuba (PR). Em Antonina, município com um dos carnavais mais tradicionais do estado, são aguardados cerca de 100 mil turistas.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.