Trégua nas ‘próximas semanas’? Em que pé está o cessar-fogo na Ucrânia


“Nós queremos paz, ele quer paz”, disse Macron a repórteres. “Nós queremos paz rapidamente, mas não queremos um acordo que seja fraco”, afirmou.

Ambos concordam sobre a mobilização de forças de manutenção de paz europeias quando houver um acordo. “Elas não ficariam nas linhas de frente. Não participariam de qualquer conflito. Elas estariam lá para garantir que a paz seja respeitada”, afirmou o presidente francês no Salão Oval, com Trump.

Trump citou que a Europa deve assumir “papel central” para garantir a segurança de longo prazo na Ucrânia. “A Europa deve assumir esse papel central para garantir a segurança de longo prazo da Ucrânia”, afirmou.

Aos repórteres, Trump afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, aceitaria tropas de paz europeias na Ucrânia. “Ele não tem nenhum problema com isso”, disse o presidente dos EUA.

O governo da Rússia, entretanto, rebateu o presidente dos EUA horas depois. Na semana passada, o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, disse que Moscou veria isso como uma “ameaça direta” à soberania da Rússia.

Durante a entrevista coletiva com Trump, Macron lembrou que qualquer acordo de paz “não deve significar uma rendição da Ucrânia”. Macron disse que consultou cerca de 30 líderes europeus e aliados nos últimos dias e que a paz deve garantir a soberania ucraniana.





Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.