Carnaval em SP deverá ter calor acima da média até dia 5 – 26/02/2025 – Cotidiano


Os dias que já estão quentes no estado de São Paulo devem ficar ainda mais durante o Carnaval, de acordo com a previsão da Climatempo, com temperaturas entre 5°C e 7°C acima da média climatológica.

No caso da capital paulista, essa média de março é de 28°C, o que levaria o calor para a faixa entre 33°C e 35°C em todos os dias a partir de sexta-feira (28) até a Quarta-feira de Cinzas (5).

O instituto está chamando essa fase de quinta onda de calor do ano. No entanto, oficialmente, o país teve apenas três ondas de calor desde 1º de janeiro, e todas foram no Rio Grande do Sul. Atualmente, os gaúchos vivem a terceira.

Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, seus meteorologistas estão analisando os dados fornecidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que faz as medições oficiais do país. Dependendo do que observarem, podem confirmar ou não a nova onda de calor durante esta quarta-feira (26).

Quando a Climatempo se refere à quinta onda, ela considera que houve um episódio no início da segunda quinzena de fevereiro na região Sudeste. No entanto, o Inmet não a confirmou porque as altas temperaturas registradas em São Paulo e no Rio de Janeiro ocorreram apenas em áreas pontuais desses estados.

De acordo com a OMM (Organização Meteorológica Mundial), uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, essa condição deve abranger uma área extensa, de municípios ou estados.

Assim, se as altas temperaturas se mantiverem como previstas de sexta a quarta, a Defesa Civil e o Inmet confirmarão a onda de calor.

Segundo o mapa da Climatempo, áreas em vermelho indicam regiões onde as temperaturas ficarão entre 5°C e 7°C acima da média climatológica de março. Esse cenário inclui estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Já as áreas em laranja, abrangendo uma porção ainda maior do Brasil, terão temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média histórica de março.

O recorde de calor deste ano na capital paulista é de 34,3°C, medida pelo Inmet em 17 de fevereiro na estação meteorológica do Alto de Santana, na zona norte da capital. No Rio de Janeiro, a marca é de 41,2°C no mesmo dia.

Quarta deve ter calor e chuva isolada na capital paulista

Enquanto não chega o que pode ser a nova onda de calor na região metropolitana de São Paulo, as temperaturas continuam mais altas do que o normal e esta quarta-feira deve seguir o panorama dos dias anteriores.

E como tem ocorrido, a temperatura máxima deve ficar na casa dos 33°C e, com a chegada da brisa marítima durante a tarde, provocar pancadas isoladas de chuva, de média a forte intensidade em alguns pontos específicos.

O Inmet indica a possibilidade de precipitação a qualquer hora do dia, devido à presença de muitas nuvens.

“Não há sistemas meteorológicos, como passagem de frentes frias, que possam mudar este cenário nos próximos dias. Desta forma, diante de temperaturas elevadas e com baixos índices de umidade do ar, a recomendação é beber água à vontade, manter-se hidratado, evitar exercícios físicos ao ar livre nas horas mais quentes do dia, principalmente entre 11h e 16h”, alerta o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo. “Sempre que possível, utilizar umidificadores nos ambientes internos das residências, como toalhas molhadas e recipientes com água.”



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.