PGR pede arquivamento de inquérito contra Ibaneis por 8/1 – 26/02/2025 – Mônica Bergamo


A PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestou pelo arquivamento de um inquérito que investiga o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por omissão nos ataques de 8 de janeiro.

Segundo o parecer, não há elementos no processo que justifiquem o prosseguimento do inquérito penal contra o governador. O documento foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (26).

Agora, a manifestação será analisada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Caberá ao magistrado a decisão de arquivar a investigação. Ibaneis é representado pelo advogado Alberto Toron.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que a polícia apresentou relatório final sobre a “omissão e conivência criminosa por parte das autoridades e dos agentes das forças de segurança pública”.

O parecer cita que Ibaneis “compareceu voluntariamente à sede da Polícia Federal e, com consentimento para acesso amplo, enviou dois aparelhos celulares que se encontraram em sua posse”. E afirma que nos aparelhos foram encontradas “cópias de documentos e ofício, repudiando os ataques do 8 de janeiro e solicitando o auxílio da Força Nacional para a proteção da ordem pública e do patrimônio”.

O documento afirma que a PGR já formou sua opinião sobre os investigados ao apresentar a denúncia contra o ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres e o ex-secretário-adjunto da pasta Fernando de Souza Oliveira.

À MESA

Os atores Caio Blat e Paulinho Vilhena marcaram presença no jantar de boas-vindas oferecido para o novo secretário municipal de Cultura de São Paulo, Totó Parente, e para a presidente da Spcine, Lyara Oliveira, na noite de terça (25). A confraternização foi realizada na casa da produtora Diane Maia, que recebeu convidados ao lado da sócia-fundadora da produtora Gullane Debora Ivanov. A CEO do Estúdio Escarlate, Joana Henning, e o diretor de inovação e políticas audiovisuais da Spcine, Emiliano Zapata, compareceram.

com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.