Tarcísio tem 61% de aprovação e boa chance de reeleição em SP



O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) manteve 61% de aprovação em nova pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (27). O levantamento destaca que o político se sai bem na atração de empresas, com 49% de paulistas avaliando a gestão positivamente nesse quesito. Contudo, o estado ainda deixa a desejar em um quesito relevante.

O levantamento aponta que 37% da população enxerga a segurança de São Paulo como “regular”, enquanto 34% a avaliam como “negativa” e apenas 29% como “positiva”. Há dois anos no cargo, Freitas destacou em sua campanha a necessidade de combater o crime organizado no estado. Desde que assumiu a gestão estadual, vem lidando com polêmicas como denúncias contra policiais e ações do PCC.

Mesmo assim, o estado de São Paulo aparece em terceiro lugar no ranking de satisfação dos entrevistados pela pesquisa Genial/Quaest: 60% dos paulistas acreditam que o estado está melhor em comparação a outras unidades da federação.

Tarcísio tem 38% das intenções de voto para 2026

O levantamento também indica que Tarcísio de Freitas possui boas chances de reeleição. Para 55% da população, o atual governador de São Paulo merece ser reeleito em 2026; 36% acreditam que não e 9% não souberam ou quiseram responder.

Este bom posicionamento também se reflete em uma análise das intenções de votos para o governo do estado em 2026. O cenário é o seguinte:

  • Tarcísio de Freitas – 38%
  • Fernando Haddad – 15%
  • Pablo Marçal – 12%
  • Márcio França – 6%
  • Indecisos – 8%
  • Branco/Nulo/Não vai votar – 21%

Há apenas três dias, Tarcísio reforçou que não tentará a Presidência da República em 2026. “Eu não sou candidato. Tem muita gente falando por mim. Ninguém fala por mim. Ninguém está autorizado. Meu único foco é São Paulo”, disse em entrevista ao Estadão publicada na segunda-feira (24).

  • Metodologia: A pesquisa ouviu 1.644 pessoas em São Paulo; 1.482 em Minas Gerais; 1.400 no Rio de Janeiro; 1.400 no Rio Grande do Sul; 1.200 na Bahia, e 1.104 no Paraná, em Goiás e Pernambuco. As entrevistas foram realizadas entre os dias 19 e 23 de fevereiro.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.