PSD de Gilberto Kassab quer tirar Celso Sabino do Turismo – 27/02/2025 – Painel S.A.


A primeira reforma ministerial do governo Lula 3 colocou no ringue dois importantes partidos para o governo: União Brasil e PSD. Ambos querem mais espaço e, nessa disputa, Gilberto Kassab, que comanda o PSD, pleiteia o Ministério do Turismo por sua influência política de interlocução junto a estados e municípios.

O atual ministro, Celso Sabino (UB), contudo, não está sozinho. O setor se mobilizou junto a Lula. No Congresso, seu partido também resiste e coloca na mesa outra alternativa para o PSD, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo assessores de Lula, a ministra Luciana Santos deverá ser demitida.

O próprio Kassab já liderou a pasta no passado, durante a gestão do ex-presidente Michel Temer, mas, na época, o ministério era maior —incluía Comunicações.

Para fortalecer Sabino no Turismo, associações do setor enviaram cartas ao presidente Lula em apoio ao ministro, elogiando as medidas tomadas.

Em uma delas, obtidas pelo Painel S.A., a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) destaca a atuação de Sabino para que o país batesse o recorde de 6,7 milhões de turistas estrangeiros no ano passado, uma alta de 12,6% ante 2023.

A Braztoa também citou o faturamento de US$ 7,3 bilhões, o valor mais alto do turismo brasileiro dos últimos 15 anos, acima, inclusive, do registrado em 2014, ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo.

“Pela articulação do ministro, ainda foi aprovada a Lei Geral do Turismo, que há anos tramitava no Congresso Nacional e agora já sancionada pelo presidente Lula. Além disso, foi lançado o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024- 2027. O documento define metas a serem alcançadas pelo setor nos próximos três anos, construído com apoio do Conselho Nacional de Turismo”, diz a carta.

A carta também lembra o ingresso do Brasil no Conselho Executivo da ONU Turismo, o posto mais alto no que diz respeito às tomadas de decisões no setor.

A decisão final sobre a permanência de Sabino, porém, depende dos interesses do presidente Lula, que já garantiu ao PT sua fatia no turismo com o ex-deputado Marcelo Freixo, hoje no comando da Embratur, agência de promoção internacional do turismo brasileiro.

A gestão de Freixo é também muito elogiada pelo setor por ele ter conseguido montar uma equipe altamente técnica na Embratur.

Por outro lado, embora o PSD pleiteie mais espaço para apoiar o governo no Congresso, o presidente do Senado agora é Davi Alcolumbre, que é do União Brasil, mesmo partido de Sabino.

Com Stéfanie Rigamonti


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.