Comitê Tubarão e Complexo Lagunar Solicita Andamento da Proposta de Enquadramento do Rio Tubarão/Madre

Nesta semana, a diretoria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, do Complexo Lagunar e Bacias Contíguas, se reuniu com o secretário da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (SEMAE) e presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), Guilherme Dallacosta. O objetivo do encontro foi solicitar a atualização e efetivação do andamento da proposta de enquadramento do Rio Tubarão/Madre, com o apoio do prefeito de Tubarão, Estêner Soratto da Silva Júnior.

Em janeiro deste ano, o Comitê já havia encaminhado um ofício ao CERH solicitando agilidade na análise do processo. O trabalho de elaboração da proposta de enquadramento, iniciado no ano passado, envolve a colaboração entre o Comitê e suas Câmaras Técnicas.

O presidente do Comitê, Woimer José Back, destacou a urgência dessa demanda para a cidade de Tubarão, principalmente com relação à expansão do sistema de tratamento de esgoto, que visa mitigar os impactos causados pelo Rio Tubarão à população local.

Em resposta, o secretário Dallacosta se comprometeu a acelerar a análise da proposta, convocando a Câmara Técnica de Enquadramento do CERH e seus conselheiros para dar continuidade à discussão. Woimer enfatizou o compromisso do Comitê em acompanhar o andamento desse processo e garantir que ele seja deliberado o quanto antes pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

Participações no Encontro

Além dos representantes do Comitê, a reunião contou com a presença de diversas autoridades e representantes de entidades locais, como Patrício Fileti (vice-presidente do Comitê e colaborador da AMUREL), Rafael Marques (secretário executivo do Comitê e secretário de Defesa Civil de Tubarão), Mhaiandry Benedetti Rodrigues Mathias (assessora técnica do ProFor Águas Unesc) e outros membros do Comitê.

Também participaram representantes da Tubarão Saneamento S.A., IMA (Instituto do Meio Ambiente de SC), e SEMAE, demonstrando o apoio a este processo fundamental para o desenvolvimento sustentável da região.

Sobre o CERH

O CERH é o órgão superior de orientação do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, responsável por estabelecer diretrizes para o planejamento e controle dos recursos hídricos no estado de Santa Catarina.

The post Comitê Tubarão e Complexo Lagunar Solicita Andamento da Proposta de Enquadramento do Rio Tubarão/Madre appeared first on Portal Amorim.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.