Marcas de bebidas alcoólicas dos EUA somem do Canadá – 10/03/2025 – Mercado


Giovanni Cassano, dono de um restaurante na província canadense de Ontário, não ia deixar uma guerra comercial atrapalhar a sede de seus clientes por vinho californiano, bourbon Jim Beam do Kentucky ou vodka Tito’s feita no Texas.

Em breve, no entanto, ele e seus clientes podem não ter escolha.

Quando o presidente Donald Trump anunciou tarifas planejadas para o país no mês passado, políticos canadenses ameaçaram retirar marcas americanas das prateleiras das lojas de bebidas controladas pelo governo em retaliação.

Na terça-feira (4), essas tarifas entraram brevemente em vigor, e bebidas e vinhos americanos foram embalados e escondidos em grande parte do Canadá. As transmissões de televisão estavam cheias de imagens de funcionários embalando garrafas de vidro e deixando prateleiras vazias para trás.

“As pessoas vão ficar frustradas, mas acho que vão se adaptar”, disse Cassano, dono de um café e de um bar de ostras em Windsor, Ontário —cidade fronteiriça que é o coração da indústria automobilística do Canadá e um campo de batalha importante na guerra comercial.

Antes do dia 4 de março, Cassano estocou apenas o suficiente de bebidas e vinhos americanos para dar a si mesmo tempo para fazer a transição para produtos canadenses em seus dois negócios, que ficam não muito longe da destilaria onde o uísque Canadian Club é feito e amplamente exportado para os EUA.

“Obviamente, todos estamos nessa posição, mas alguns clássicos você não pode substituir”, disse Cassano.

O gosto por bebidas americanas pode ser uma das baixas na guerra comercial contra o Canadá, depois que Trump impôs uma tarifa de 25% sobre as exportações canadenses. O primeiro-ministro Justin Trudeau do Canadá retaliou com uma tarifa de 25% sobre US$ 20,5 bilhões em produtos americanos, que crescerá para adicionar aproximadamente outros US$ 85 bilhões de produtos em três semanas.

Na quinta, dias depois do início das tarifas, os EUA anunciaram que concederiam ao Canadá uma segunda prorrogação, até 2 de abril, na maioria das exportações, lançando as relações econômicas e políticas dos dois países em mais turbulência.

Ainda não está claro o que o atraso significará para o álcool americano e os consumidores canadenses que esperam consumi-lo —ou se haverá algum impacto. Mas boicotar produtos americanos tornou-se parte do orgulho nacional do país, unindo canadenses em fóruns online e corredores de supermercados.

Às vésperas das tarifas de terça, Doug Ford, o primeiro-ministro de Ontário, a província mais populosa do país, alertou que as lojas de bebidas de propriedade provincial retirariam cerca de 3.600 produtos americanos das prateleiras.

Todas as outras províncias desde então anunciaram que seguirão o exemplo. Manitoba fez isso com um toque teatral, com o primeiro-ministro Wab Kinew compartilhando um vídeo nas redes sociais em que imita Trump assinando uma ordem executiva.

“Esta ordem, é uma ordem maravilhosa, é uma ordem linda”, disse Kinew. “Esta ordem está retirando bebidas americanas das prateleiras do mercado de bebidas.” Os membros da equipe atrás dele irromperam em aplausos.

Algumas províncias canadenses permitem vendas privadas de bebidas, então os produtos americanos não desaparecerão completamente do Canadá.

Lawson Whiting, CEO da corporação que possui a marca de uísque Jack Daniel’s do Tennessee, disse a investidores durante uma teleconferência de resultados na quarta que o Canadá representava cerca de 1% das vendas da empresa.

“Não apenas bebidas alcoólicas, mas muitos produtos feitos nos EUA saíram das prateleiras no Canadá, o que é difícil”, disse Whiting, descrevendo isso como uma reação exagerada. “Isso é pior do que uma tarifa porque literalmente tira suas vendas.”

Depois que Trump anunciou a pausa na maioria das tarifas, Chris Swonger, presidente da associação comercial dos EUA para bebidas destiladas, expressou esperança de que a indústria pudesse evitar mais danos.

“Estamos esperançosos de que diálogos construtivos continuem entre os EUA, Canadá e México que tragam de volta permanentemente tarifas zero para o comércio de bebidas entre os três países”, disse ele. “Queremos brindes, não tarifas.”

Os produtos de álcool americanos representam uma pequena parte das vendas canadenses. Em Ontário, o varejista de álcool de propriedade do governo provincial disse que o álcool americano gerou até 965 milhões de dólares canadenses em vendas anuais, parte dos mais de 7 bilhões de dólares canadenses em receita anual.

Mas um movimento popular para comprar produtos domésticos está ganhando força à medida que os canadenses protestam contra o que percebem como uma traição dos EUA, o aliado mais próximo do país, bem como os comentários de Trump sobre anexar o Canadá.



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