Palestino vencedor do Oscar é detido por forças israelenses

Hamdan Balal, co-diretor do documentário Sem Chão, vencedor do Oscar de Melhor Documentário deste ano, foi atacado por colonos israelenses e posteriormente preso pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) na Cisjordânia. A informação foi divulgada pelo jornal israelense Haaretz e confirmada por Yuval Abraham, co-diretor do filme.

Vencedor do Oscar preso

O incidente aconteceu na região do assentamento de Susya, uma área de constante tensão entre palestinos e israelenses. Segundo Abraham, Balal sofreu agressões na cabeça e no estômago e foi socorrido por uma ambulância. No entanto, militares israelenses teriam invadido o veículo e levado o cineasta, cujo paradeiro segue desconhecido.

“Um grupo de colonos acabou de linchar Hamdan Balal, co-diretor do nosso filme Sem Chão. Eles o espancaram e ele sofreu ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Não há sinal dele desde então”, relatou Abraham em seu perfil na rede social X.

Oscar
Vencedor do Oscar. Foto: Divulgação

As FDI ainda não se pronunciaram oficialmente sobre a prisão do diretor. O caso repercute internacionalmente, sobretudo após o reconhecimento do documentário Sem Chão, que aborda a realidade da ocupação israelense na Cisjordânia e os desafios enfrentados pela população palestina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.