Cicatrização de ferimentos é questão de bem-estar e rentabilidade na produção animal

A cicatrização de feridas é um tema muito relevante no dia a dia da criação animal, como bovinos (corte e leite), equinos e suínos. Esse processo impacta diretamente a saúde e o bem-estar dos animais e exerce influência significativa na produtividade. “As lesões podem ocorrer por diferentes motivos, como manejo inadequado, brigas entre os animais ou até condições ambientais adversas”, explica a zootecnista Paula Kawakami, coordenadora de produtos para grandes animais da Syntec.

Paula destaca que a cicatrização é um processo complexo, que envolve várias etapas. A resposta imunológica do animal, o tipo de lesão e fatores genéticos e nutricionais desempenham papéis fundamentais na recuperação. “Um manejo adequado – que inclui limpeza apropriada da ferida, uso correto de medicamentos (quando necessário) e acompanhamento veterinário – pode acelerar a cicatrização e prevenir complicações, como infecções, que são comuns em feridas incorretamente tratadas”, afirma.

A nutrição também é um fator fundamental nesse processo. “Dietas equilibradas, ricas em proteínas, vitaminas e minerais, ajudam a regeneração celular e o fortalecimento do sistema imunológico, resultando em cicatrização rápida e eficiente. A falta de nutrientes adequados pode prejudicar a produção de colágeno, dificultando a recuperação e, em alguns casos, deixando cicatrizes mais evidentes”, explica a especialista da Syntec.

Em muitas situações, a cicatrização não é apenas questão de saúde, mas também de rentabilidade. Lesões mal curadas podem levar à queda na produção de carne e leite, além de prejudicar a comercialização dos animais, caso as feridas sejam visíveis ou resultem em complicações de saúde a longo prazo. “Portanto, é essencial que os criadores estejam bem informados sobre os processos de cicatrização e adotem as melhores práticas de manejo, garantindo o bem-estar dos animais e a sustentabilidade da produção”, ressalta Paula Kawakami.

Para apoiar os criadores nesse processo, a Syntec oferece a pomada Cikadol, formulada com benzilpenicilina benzatina, benzilpenicilina procaína, diidroestreptomicina, óleo de citronela e ureia. Com propriedades cicatrizantes e repelentes, Cikadol estimula a reepitelização e restaura a integridade da pele e é eficaz no tratamento de cortes, feridas cirúrgicas (como castrações) e outros tipos de lesões e possui indicação para bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos, cães, gatos e aves.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma empresa 100% brasileira com 20 anos de história, dedicada à produção de medicamentos e suplementos veterinários de alta qualidade. Seu portfólio diversificado inclui terapêuticos, especialidades, produtos de higiene e saúde, suplementos e vacinas para animais. Para mais informações, visite: www.syntec.com.br

Autora:

Gabriela Carvalho

O post Cicatrização de ferimentos é questão de bem-estar e rentabilidade na produção animal apareceu primeiro em Jornal Tribuna.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.