O Vaticano anunciou nesta sexta-feira (4) que a saúde do papa Francisco, que continua se recuperando de pneumonia nos dois pulmões, apresentou leve melhora. A Santa Sé sugeriu que o pontífice de 88 anos pode fazer uma aparição pública neste domingo (6).
“A situação do papa apresenta novas melhoras leves em relação à respiração, motricidade e uso da voz”, disse o serviço de imprensa. As análises de sangue, segundo a nota, também tiveram resultados considerados positivos.
Os médicos haviam alertado que seria necessário tempo para que o papa argentino recuperasse o pleno uso de sua voz devido aos danos nos músculos respiratórios causados pela pneumonia bilateral, que colocou sua vida em perigo em duas ocasiões.
Jorge Bergoglio não aparece em público desde seu retorno ao Vaticano em 23 de março, após passar mais de cinco semanas internado no hospital Gemelli, em Roma.
Segundo o Vaticano, o papa está “de bom humor” e “continua trabalhando”. Nesta sexta-feira, ele acompanhou por videoconferência uma cerimônia religiosa da Quaresma realizada na Sala Paulo 6º do Vaticano.
Embora ainda esteja se recuperando, o Vaticano sugeriu que ele poderia fazer uma aparição durante a tradicional oração dominical do Angelus, mas de uma “forma diferente”. A última oração em público do papa foi em 9 de fevereiro.
O Angelus, recitado pelo papa em público de uma janela do palácio apostólico com vista para a praça de São Pedro, é uma oportunidade para comentar o que está acontecendo no mundo naquele momento. Mas desde a participação de fevereiro, apenas uma versão escrita foi divulgada.
Na quarta (2), ele também acompanhou por videoconferencia a missa celebrada em memória do 20º aniversário de morte de João Paulo 2º.
No entanto, “ainda é prematuro falar” sobre a participação do papa nas celebrações da Páscoa, a festa mais importante do calendário cristão, segundo o Vaticano. O domingo de Páscoa será em 20 de abril.