Quem cresceu vendo novelas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000 certamente vai se lembrar do rosto de Ana Paula Arósio. A atriz, que há mais de uma década vive longe das câmeras, voltou a aparecer — e de forma inesperada. Aos 49 anos, ela protagoniza uma nova campanha publicitária que trata de escolhas e autocuidado, retomando brevemente a presença na mídia após anos de reclusão na zona rural da Inglaterra, onde vive com o marido, o arquiteto Henrique Plombon Pinheiro.
No comercial, Ana aparece serena em meio à natureza e compartilha reflexões sobre a importância de tomar decisões leves. “Escolhas leves nos fazem voar, nos transformam. Eu escolhi a coragem, a alegria, escolhi ser eu mesma. Quando percebi, tudo tinha mudado e eu estava mais forte”, diz a atriz no vídeo, que pode ser visto nas redes sociais da Meta, no Globoplay e também nos cinemas de São Paulo.
Cenário intimista e estilo de vida afastado da fama
Gravado em São Paulo, o comercial foi ambientado para refletir o estilo de vida atual da atriz, com cenas ao ar livre, presença de objetos pessoais e até um cachorro. O clima bucólico combina com a vida reservada que Ana Paula adotou desde que deixou a televisão. Ela complementa sua fala no vídeo dizendo: “Acredito em escolhas e no autocuidado como base para um futuro mais livre e feliz”.
O retorno discreto, porém impactante, rapidamente virou assunto nas redes sociais. Internautas comentaram a beleza da atriz e relembraram seus tempos de sucesso na TV. “Como eu amava ela na minha infância! Achava a mulher mais linda”, escreveu uma usuária. Outros comentários, em tom mais bem-humorado, apontaram que Ana só aparece em campanhas de tempos em tempos, “só para balancear as contas”.
Assista o vídeo com Ana Paula Arósio abaixo:
Ana Paula Arósio: de protagonista à vida reservada
Ana Paula Arósio iniciou sua carreira como atriz em 1994, aos 18 anos, na novela “Éramos Seis”, exibida pelo SBT. Mas foi em 1999, com o sucesso de “Terra Nostra”, na TV Globo, que ela se consolidou como uma das grandes estrelas da teledramaturgia brasileira. Ao longo dos anos 2000, seguiu atuando em produções de destaque até 2010, quando decidiu interromper a carreira artística de forma repentina.
Na época, Ana estava escalada para a novela “Insensato Coração”, chegou a gravar algumas cenas, mas optou por deixar o elenco antes da estreia. O papel acabou sendo entregue a Paolla Oliveira, e desde então a atriz não aceitou mais participar de novelas ou séries.
Seu último trabalho como atriz foi na série “Na Forma da Lei”, da Globo, também em 2010, no papel da promotora Ana Beatriz Tavares de Macedo. Desde então, a única presença de Ana Paula na mídia se deu por meio de raros comerciais. Em 2020, ela estrelou uma campanha de um banco, que teria rendido cerca de 1 milhão de libras. Em julho de 2024, ela apareceu novamente em um anúncio de suplementos gravado em São Paulo.

Agora, com essa nova campanha que fala sobre bem-estar e liberdade pessoal, Ana Paula retoma brevemente o contato com o público. E embora mantenha sua vida pessoal longe dos holofotes, a comoção dos fãs mostra que sua imagem segue viva na memória de quem acompanhou sua trajetória artística.
A nova geração pode não estar tão familiarizada com seu nome, mas nas décadas anteriores ela foi uma figura presente e admirada nas novelas brasileiras.
Leia também: Mulheres negras como protagonistas nas novelas brasileiras