Hoje, no primeiro dia de operação, por volta das 11 horas, a estação estava vazia, apenas com funcionários da ViaMobilidade. Em conversa com a reportagem, um deles afirmou que, mais cedo, o fluxo de passageiros estava maior.
Estação era antiga e foi fechada em 2010. Inaugurada em setembro de 1949 pela então Estrada de Ferro Sorocabana, inicialmente sob o nome de Parada Iracema, a estação recebeu novas instalações em 1985 sob a gestão da antiga Fepasa. Em 2010, já sob administração da CPTM, foi desativada e demolida, após um projeto de revisão das linhas conduzido pelo Governo do Estado à época.
População local cobrava por solução da Prefeitura de Itapevi. Segundo a administração municipal, a reivindicação de moradores da região pela reabertura da linha era antiga e o projeto foi assumido pela concessionária ViaMobilidade, que opera as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do trem em São Paulo.
Obras da estação tiveram início em 5 de abril de 2024 e custaram R$ 26,5 milhões, segundo a prefeitura. O novo acesso está localizado à Estrada Araçariguama, s/n, na Estância São Francisco Itapevi.
Obras da estação tiveram início em 5 de abril de 2024 e representam um investimento de R$ 26,5 milhões. O novo acesso está localizado no mesmo endereço da antiga estação, na Rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110, desativada e demolida em 2010 após um projeto de modernização conduzido pelo Governo do Estado à época.