A bagunça online dos EUA: A Apple e a IA

Maçã

Se menos é mais, então o anúncio de ontem sobre IA da Apple foi modesto e, por consequência, gigantesco.

Claro, a IA pode ser usada para criar seus próprios emojis, encontrar imagens adequadas para apresentações ou transcrever chamadas telefônicas, mas o principal destaque da aguardada festa de IA da Apple era a capacidade de remover conteúdo da sua vida. E não estou falando em transformar séculos de genialidade humana em um iPad. A Apple Intelligence, como é conhecida a variante de IA de Cupertino, mais se assemelha a uma Marie Kondo para o seu iPhone do que a uma obra de Picasso – e chega em um momento em que o problema da desordem da internet nunca foi tão grande.

O veneno e o remédio

Diferentemente da interface de chatbot que você provavelmente conhece do ChatGPT e do Google Gemini, a Apple Intelligence é mais uma série de recursos integrados aos aplicativos da Apple.

Ela descobrirá quais e-mails em sua caixa de entrada precisam de atenção, resumirá respostas confusas e até mesmo ajudará você a ser mais conciso ao digitar uma resposta. As notificações intrusivas que lotam a tela de bloqueio do seu iPhone também podem ser priorizadas, resumidas e adaptadas pela IA para serem menos perturbadoras.

Não se trata apenas de combater as forças externas que competem pelo nosso tempo. Até nossas próprias montanhas de conteúdo podem ser colocadas na panela da IA e reduzidas a um rico molho nostálgico: o Modo Memória ajuda a transformar suas montanhas de fotos e clipes em um vídeo coeso com uma mensagem como “Leo aprendendo a pescar e pegando um peixe grande, ao som de uma música de pesca.”

Usando o Apple Intelligence para criar um filme Memory no iOS 18.
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Se pareço estar sendo desdenhoso, deixe-me interrompê-lo: eu quero todos esses recursos. De códigos de cupom a notificações de aumentos de assinaturas, minha caixa de entrada é tão bagunçada quanto a de qualquer pessoa. E isso é apenas o começo da inundação digital que a maioria de nós enfrenta diariamente. Adicione tópicos de texto em grupo, lembretes, além de todos os bipes e bipes de câmeras de segurança doméstica, aspiradores de robô e smartwatches, e não é de admirar que precisemos da IA para classificar a 13ª notificação de bateria fraca na fechadura da porta traseira (bocejo) ou o alerta de que o horário do voo de amanhã acabou de mudar (ah, droga).


Aplaudimos a Apple por nos fornecer as ferramentas de IA de que realmente precisamos. Mas é difícil ignorar a ironia de que a IA é tanto o dique que nos protege da subida do rio quanto a estação de esgotos a montante que despeja os próprios efluentes que chegam às suas margens.

Basta olhar para o Google. A Pesquisa Google tornou-se tão atormentada por golpistas que a bombeiam com conteúdo de IA de baixa qualidade que introduziu as visões gerais de IA há várias semanas para resumir a paisagem de lixo para você. “Deixe o Google pesquisar no Google por você” é um slogan real, não uma nova versão do antigo meme Xzibit. Estamos tão inundados de conteúdo que precisamos de conteúdo que nos diga qual conteúdo consumir.

O lixo que obstrui as artérias do Google é criado por empresas vorazes que tentam explorar a IA. Mas você e eu não estamos imunes. À medida que as ferramentas fáceis de IA proliferam, a IA também se infiltrará em nossas comunicações pessoais. A Apple exibiu ferramentas de escrita com tecnologia de IA gerando um poema para o seu convite de inauguração.

Uma captura de tela do Applke WWDC mostra ferramentas de escrita de IA sendo usadas para escrever um poema.
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Bonitinho, né? Mas é difícil não imaginar que o poema gerado pela IA seja precisamente o tipo de porcaria que alguém usará a IA para filtrar quando só precisa saber a que horas deve aparecer com a salada de macarrão.

Para que acabaremos usando IA? Parece muito com os dois. E se a história servir de indicação, isso não é exatamente sem precedentes, nem nada a temer.

Depende de nós

Como qualquer tecnologia, a IA será o que nós, consumidores, faremos dela. Lembra-se dos dias tranquilos de GeoCities e Angelfire, quando de repente qualquer um poderia criar um site? Por mais nostálgico que eu esteja com aquelas placas animadas de “em construção” agora, elas estavam uma bagunça. Nossa bagunça, criada com quaisquer ferramentas primitivas que pudéssemos ter em mãos.

Foram necessárias mais e melhores ferramentas de internet – como o antigo Google – antes que a internet pudesse se tornar um lugar menos caótico e com utilidade real. É por isso que a Big Tech não escapa da monção de lixo gerada com a IA inicial: a forma como as novas tecnologias nos são entregues é importante. À medida que diferentes empresas correm para transformar em IA tudo o que tocam, temos visto muito lixo assustador feito por fundadores que claramente nunca passaram da fase de ver o que podemos fazer. E também vimos algumas mudanças de jogo verdadeiramente emocionantes.

Sua abordagem não é perfeita, mas a Apple tem sido a melhor até agora na criação de ferramentas de IA com intenções claras. Esperamos que outras empresas percebam e ajudem a levar essa tecnologia para além da era de entusiasmo Pets.com e para algo que possamos realmente usar. Porque, independentemente do cuidado com que alguns de nós optemos por implementar suas maravilhas, já estamos atrás de um rastro de empresas gananciosas que tentam extrair dele todo o dinheiro que puderem. E vamos precisar de um esfregão grande.

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