Digitalização para impulsionar a indústria

Por Luciana Pires Dobuchak, diretora comercial da IPEL.

A indústria sempre foi sinônimo de transformação, com mudanças constantes ao longo do tempo que tornam a evolução dos processos de produção algo natural para a sobrevivência do mercado. Ainda em curso, a transformação digital é um desses movimentos necessários, e ela vai além de otimizações internas, afetando diretamente o relacionamento com as pessoas. Isso porque a digitalização não precisa ser usada apenas para modernizar processos, mas para revolucionar a forma como interagimos com nossos consumidores.

Qualquer mudança dentro de uma empresa deve ser pensada colocando as pessoas em primeiro lugar, pois são elas que movem e dão sentido ao negócio. Não existe lucro sem oferta de qualidade e cliente satisfeito – e a tecnologia é uma importante aliada para melhorar a eficiência do atendimento.

Na IPEL a revolução tecnológica chegou há bastante tempo. Do nosso parque fabril sempre atualizado, com investimentos em sistemas avançados, à aproximação com o nosso consumidor, a tecnologia é explorada e já proporcionou grandes ganhos em automação e otimização. Mais recentemente, criamos a diretoria de Gestão e Tecnologia, que deu mais forma ao que já vinha sendo feito e tem, entre outras finalidades, aprimorar a experiência do nosso consumidor, melhorando a comunicação com ele através de ferramentas e plataformas para agilizar e tornar mais transparente o atendimento.

Além disso, a modernização contribui para a sustentabilidade, um valor que prezamos na IPEL. Através de tecnologias que permitem uma produção mais eficiente, conseguimos reduzir o desperdício de matéria-prima e energia, minimizar a emissão de poluentes e promover práticas mais responsáveis em todas as etapas do nosso processo produtivo. Essa abordagem beneficia o meio ambiente, ao mesmo tempo em que fortalece nossa imagem perante consumidores cada vez mais conscientes e exigentes.

Essa revolução da qual experimentamos também tem um papel importante na capacitação e no desenvolvimento de nossos colaboradores. Investimos em treinamentos e na qualificação constante de nossa equipe, para que estejam sempre atualizados e preparados para lidar com as novas tecnologias. E essa evolução profissional melhora a performance individual e coletiva e cria um ambiente de trabalho mais motivador e inovador, refletindo diretamente na qualidade dos nossos produtos e serviços.

Os ganhos que conseguimos observar ao longo dos anos, com todos os investimentos em atualização, incluem eficiência operacional, sustentabilidade, ganho de tempo e recursos e personalização do atendimento ao nosso cliente, o que sem dúvida deixa a marca mais forte. Mas é importante dizer que toda e qualquer mudança envolve as questões culturais, operacionais e organizacionais da empresa, de forma que haja uma interação entre as tecnologias em todas as áreas do negócio.

De maneira geral, a indústria – especialmente a de papel tissue, na qual atuamos – vem experimentando avanços significativos impulsionados pela tecnologia. Sistemas avançados e equipamentos modernos permitem uma produção mais inteligente, onde todos saem ganhando.

O post Digitalização para impulsionar a indústria apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.