Sete brasileiros estão na disputa para ser o novo Papa; saiba quais

O Brasil tem sete cardeais aptos a votar no Conclave, processo de escolha do próximo Papa. Caso ocorra a eleição, os religiosos poderão participar da definição do novo líder da Igreja Católica. Além de votarem, os brasileiros também podem ser escolhidos para o cargo máximo do Vaticano.

Possível sucessão do Papa

Nos últimos dias, a saúde do Papa Francisco tem chamado a atenção. O pontífice enfrenta um quadro de pneumonia e insuficiência renal, o que intensificou as especulações sobre um possível Conclave. O Vaticano mantém sigilo sobre o estado de saúde do Papa, mas, caso seja necessário, o processo de sucessão será iniciado.

O Conclave reúne cardeais com menos de 80 anos em votação secreta na Capela Sistina, no Vaticano. Para ser eleito, o novo Papa precisa obter dois terços dos votos.

Cardeais brasileiros aptos a votar

Sete cardeais brasileiros podem participar da eleição. Entre eles, Dom Odilo Pedro Scherer, de 75 anos, que participou do Conclave de 2013. Ele comanda a Arquidiocese de São Paulo e foi um dos nomes cogitados para suceder o Papa Bento XVI.

Outro nome é o cardeal João Braz de Aviz, de 77 anos, que ocupou o cargo de prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica até janeiro de 2024.

cardeal joao braz de aviz Vandeville EricABACA via Reuters 600x450 1
cardeal João Braz de Aviz

O cardeal Orani João Tempesta, de 74 anos, lidera a Arquidiocese do Rio de Janeiro há mais de 15 anos. Dom Sérgio da Rocha, de 65 anos, arcebispo de Salvador, também foi indicado ao posto pelo Papa Francisco.

dom orani reproducao site oficial interna
Orani João Tempesta

Já Dom Paulo Cezar Costa, de 57 anos, arcebispo de Brasília, foi nomeado cardeal em 2022. O cardeal Leonardo Steiner, de 74 anos, arcebispo de Manaus, também faz parte do grupo. O mais recente a entrar na lista foi Dom Jaime Spengler, de 64 anos, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Porto Alegre.

cardeal dom paulo cezar e1672059218457
Dom Paulo Cezar Costa

Além desses nomes, o Brasil tem outro cardeal, Dom Raymundo Damasceno Assis, de 88 anos. Ele participou do Conclave de 2013, mas, por conta da idade, não poderá votar. No entanto, pode ser escolhido para o cargo de Papa.

maxresdefault 3
Dom Raymundo Damasceno Assis

Como funciona o Conclave

O Conclave é realizado com a presença de até 120 cardeais eleitores. Durante o processo, eles ficam isolados no Vaticano até que um dos candidatos receba a maioria dos votos. Se nenhuma decisão for tomada, uma fumaça preta é liberada. Quando um novo Papa é escolhido, a fumaça branca anuncia a decisão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.