Cinco motivos para ler a série de fantasia ‘Terramar’ – 26/02/2025 – Darwin e Deus


Os leitores de longa data do blog devem estar lembrados da minha mais absoluta devoção à obra da escrita californiana Ursula K. Le Guin (1929-2018), uma das mais brilhantes expoentes da literatura de ficção científica e fantasia no século 20 e no começo deste século. E também já tive ocasião de mencionar por aqui sua obra máxima do lado da fantasia, os seis livros (é “hexalogia” que chama, imagino?) da série Earthsea, ou Terramar, em português, que tem ganhado novas edições por aqui.

Bem, chegou o momento de detalhar melhor o porquê de minha admiração pelo mundo-arquipélago de Terramar. (Caso você esteja se perguntando a razão do nome: de fato é um mundo sem continentes, apenas com ilhas relativamente pequenas, em que predomina um único grande oceano.)

E faço isso retomando outro elemento que é velho conhecido dos leitores mais antigos do blog: o nosso canal no YouTube, que estava parado e agora retornou das cinzas. Confiram abaixo o vídeo com cinco motivos para ler a série.

Sem muitos spoilers, eis a versão curta da lista:

1)A mistura instigante de familiaridade e surpresa;

2)Dragões diferentes dos de qualquer outra história do gênero;

3)A bonita compreensão sobre o que significa a magia naquele mundo;

4)Profundidade cultural derivada do conhecimento antropológico da autora;

5)As transformações na própria maneira como a magia funciona.

E um bônus: é um mundo de fantasia não eurocêntrico que se inspira não exatamente na Idade Média, mas na Idade do Bronze do nosso mundo.

Assistam o vídeo para mais detalhes e, principalmente, leiam Terramar/Earthsea!


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.