PGR solicita arquivamento de inquérito contra governador do DF por 8/1

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu, na última quarta-feira (26), o arquivamento do inquérito contra o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

O inquérito contra Ibaneis foi aberto pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no dia 12 de janeiro de 2023 – quatro dias após o atentado. Na época, Moraes atendeu um pedido da PGR, que apontava indícios de que o governador sabia que a manifestação dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tomaria tais rumos. 

Porém, após as investigações, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, concluiu não haver provas contra Rocha sobre uma suposta omissão do governador durante os atos antidemocráticos ou alguma participação direta para favorecer as manifestações golpistas do 8 de janeiro.

Em sua decisão, Gonet escreveu: “Esgotadas as diligências viáveis e sem outra linha investigatória idônea, a partir dos elementos de informação produzidos até o momento, os fatos relatados não revelam justa causa hábil a autorizar o prosseguimento da persecução penal contra Ibaneis Rocha Barros Júnior”.

Leia mais: Tarcísio recebe vaias e aplausos durante evento com Lula em SP

Agora, cabe a Moraes decidir sobre o arquivamento da investigação. Embora ainda seja possível determinar novas diligências, na maioria dos casos, o juiz tende a acatar o parecer do Ministério Público – único órgão competente para apresentar uma eventual denúncia.

Com informações da Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.