PROGRAME-SE: Sábado é Dia de Horta e de Vacina no Centro de Saúde do Abraão.

Quem for neste sábado, dia 8, no Centro de Saúde do Bairro Abraão, vai encontrar várias atividades no local. Além da vacinação contra poliomelite, gripe, covid, entre outras, conforme calendário vacinal do SUS, o público poderá conhecer o trabalho que vem sendo feito – desde o ano passado – na unidade. Trata-se da horta orgânica que vem beneficiando muitos pacientes do Centro de Saúde.

Coordenada pelo Projeto Raízes do Bem, a horta mantém o cultivo de hortaliças, temperos, chás e plantas medicinais. Também foi iniciado o plantio de guaco e sálvia, que serão usados nesse inverno para combater tosses e gripes.

Usada de forma terapêutica, a horta se destina aos usuários do Centro de Saúde. Portanto, a equipe formada por médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais da unidade é que promove as orientações das plantas, como fitoterápicos.

“A nós, da Equipe Raízes do Bem, só compete a produção e doação das plantas”, aponta o coordenador do projeto Hortoterapia, Aldo Fiala, que também é paciente da unidade e voluntário do projeto assim como os demais integrantes da equipe.

Atualmente, são atendidos 20 pacientes – indicados pela equipe técnica do Centro de Saúde do Abraão e duas colaboradoras da unidade. Eles se encontram todas as quintas-feiras para rodas de conversas, para cuidar da horta e, principalmente, para confraternizar.

“São encontros importantes para as pessoas, na maioria idosas, que muitas vezes sentem falta do convívio social e familiar. Tem histórias emocionantes de pacientes que diminuíram as doses de medicamentos – sempre acompanhados pelos médicos – e voltaram a sentir vontade de viver”, conta Fiala.

DORES DA ALMA
Quase todas as doenças estão são de fundo emocional – como depressão, estresse e ansiedade. Mas também tem outras como osteomusculares. “Os médicos identificam quem tem perfil para o uso de fitoterápico e indicam para as reuniões semanais que acontecem todas as quintas-feiras, das 17 às 19 horas”, completa o coordenador.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.